A agenda do dia desta quarta-feira (16) está bem movimentada, em meio a divulgações de indicadores internacionais e temas domésticos, como o encontro da Azul (AZUL4) com investidores.
Por aqui, na agenda do dia, no campo de divulgação de dados econômicos houve o índice IPC-S semanal, que mede a inflação na cidade de São Paulo e que foi divulgado pela FGV às 8h. O índice mostrou variação de 1,41% na segunda semana de dezembro, superando o que foi visto na semana passada.
No âmbito corporativo da agenda do dia, Azul (AZUL4), B3 (B3SA3) e BR Malls (BRML3) realizarão, logo no começo da manhã, encontros com investidores. O evento da Azul, pela atual situação da companhia, é bastante aguardado, com analistas e acionistas esperando para ver a apresentação de planos da diretoria.
Houve ainda a divulgação da segunda prévia da carteira do Ibovespa pela B3, feita às 08h, e que não trouxe modificações em relação à anterior, com inclusão de Copel (CPLE6), Eneva (ENEV3), JHSF (JHSF3) e Unidas (LCAM3). Também em relação ao índice, há hoje o vencimento de opções sobre ele, que acontece às 13h.
Confira outros destaques:
Indicadores no exterior
No cenário internacional, houve a divulgação dos Purchasing Manager’s Index (PMIs), ou Índices de Gerentes de Compras, da Alemanha, que superaram as expectativas do mercado, vindo todos (industrial, serviços e composto) acima do consenso. Na Zona do Euro, os PMIs industriais e compostos também vieram melhores do que o esperado.
Também houve divulgação dos PMIs do Reino Unido, que frustrou no setor de serviços e no composto. Já o setor da indústria britânico conseguiu vir acima do esperado. Mais tarde, na agenda do dia, há a divulgação dos PMIs americanos, às 11h45.
Os Estados Unidos divulgam pouco antes disso o número de suas vendas no varejo, com os analistas esperando uma queda em relação ao mês imediatamente anterior, causada, majoritariamente, pelo avanço da pandemia no país e da imposição de maiores restrições à população.
Também nos EUA, há a definição do novo alvo da taxa de juros feita pelo Fed, que acontece às 16h. O aguardado é que as autoridades da instituição optem pela manutenção da taxa atual, que vai de 0% a 0,25%.
Agenda do dia movimentada no âmbito político
No campo político, a agenda do dia conta com a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 pelo Congresso, que deve começar às 10h. A proposta, apresentada ontem pelo Ministério da Economia, prevê um déficit de R$ 247 bilhões e tem de ser votada hoje para evitar um apagão no início do próximo ano. O Governo Federal espera que vetos sejam deixados para o início do próximo ano.
No mesmo horário, o presidente Jair Bolsonaro apresentará o plano de imunização nacional, divulgando detalhes de como será realizada uma campanha de vacinação contra o coronavírus no país. A questão da aplicação da vacina no Brasil vem sendo fonte de desentendimentos no último mês.
Por volta da 14h00, o ministro da economia Paulo Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participam de videoconferência promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
A agenda do dia também destaca a presença de Campos Neto em uma videoconferência da Indústria Brasileira de Árvores.