Os assuntos da Agenda do Dia desta quarta-feira (22) prometem mexer com o mercado interno e o externo.
A Eneva comunicou sua desistência da fusão junto a AES Tietê. A PetroRio informou que seu quadro diretivo e seu conselho de administração sofreram mudanças.
Além disso, a Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a Unidas, que aprovou a recompra de até 20,3 milhões de ações.
Confira os principais pontos da Agenda do Dia:
Eneva
A Eneva (ENEV3) desistiu de continuar com sua proposta de fusão junto à AES Tietê (TIET11). A informação foi divulgada em fato relevante publicado pela empresa na madrugada desta quarta-feira (22). A companhia ressaltou que refuta todos os motivos apresentados no parecer do Conselho de Administração da AES Tietê para a não continuidade das negociações.
No entendimento da Eneva, a operação não deveria seguir, nesse momento, em meio a um embate acerca dos direitos dos acionistas titulares de ações preferenciais da AES Tietê e os interesses do acionista controlador da companhia.
PetroRio
A PetroRio (PRIO3) anunciou na última segunda-feira (20) algumas mudanças em seu quadro diretivo, além da eleição de quatro novos membros para o seu conselho de administração.
O novo diretor presidente da PetroRio, eleito pelo conselho da empresa, é Roberto Monteiro. Ele substituirá Nelson de Queiroz Sequeiros Tanure, que passou a ser o presidente do conselho de administração da companhia.
A PetroRio também anunciou os quatro novos conselheiros independentes. São eles: Márcia Raquel Cordeiro de Azevedo, Felipe Bueno da Silva, Gustavo Rocha Gattass e Felipe Villela Dias.
Copel
A Copel (CEPL3) informou na última segunda-feira (20) que sua 65º Assembleia Geral Ordinária de acionistas irá acontecer no dia 28 de abril. A reunião será presencial e acontecerá em uma “sala ampla” na sede da empresa, seguindo normas de distanciamento social em decorrência da pandemia de coronavírus.
Entretanto, a companhia ressaltou a preferência pela utilização do boletim de voto a distância, para fins de participação nesta Assembleia, pois acredita que essa seja a forma mais segura para os acionistas exercerem seu direito de voto no cenário atual.
Unidas
O conselho de administração da Unidas (LCAM3) aprovou a recompra de até 20,3 milhões de ações. O número corresponde a 4% do capital social da empresa. A informação foi divulgada na última segunda-feira (20).
O plano tem duração de 18 meses e tem como objetivo atender ao eventual exercício de opções no âmbito dos Planos de Opção de Compra de Ações e os Planos de Incentivo a Longo Prazo baseados em ações.
Mitre
A Mitre (MITR3) divulgou sua prévia operacional do primeiro trimestre deste ano, na última segunda-feira (20).
O índice de Vendas Sobre Oferta entre janeiro e março deve ser de 21,6%. No mesmo período de 2019, o índice foi de 56,9%. A redução, no entanto, não é uma surpresa, já que não foram realizados lançamentos.
As vendas da empresa também foram impactadas pela falta de lançamentos por conta das paralizações relacionadas ao coronavírus. Excluindo comissões e distratos, a venda líquida auferida foi de R$ 33,8 milhões no 1T20. A queda foi acentuada, já que no primeiro trimestre do ano passado o valor registrado foi de R$ 81,9 milhões.
IRB Brasil
A resseguradora IRB Brasil (IRBR3) anunciou na noite da última segunda-feira (20) mudanças em seu Conselho de Administração. Foram indicados novos membros do órgão, após a renúncia de outros conselheiros.
Saiba mais: IRB Brasil (IRBR3) anuncia mudanças em seu Conselho de Administração
Em nota, o IRB Brasil comunicou que recebeu a renúncia dos membros do CDA: Vinicius José de Almeida Albernaz, indicado pelo Bradesco, Alexsandro Broedel Lopes, do Itaú Unibanco, e de seus suplentes Ivan Luiz Gontijo Junior e Osvaldo do Nascimento.
A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.