A Agenda do Dia desta quarta-feira (02) traz dados sobre a produção industrial brasileira, às 9h, e o encontro da Vale com seus investidores, no Vale Day, marcado para 11h30. Além disso, o mercado acompanha hoje o fluxo cambial mensal, às 14h30.
No cenário internacional, a agenda do dia traz a taxa de desemprego mensal na zona do euro e o índice de preços ao produtor na região. Às 10h15, os investidores estarão atentos à variação de empregos privados nos Estados Unidos, e à variação de estoques de petróleo da Energy Information Administration (EIA), às 12h30.
Confira os destaques da agenda do dia:
Agenda do Dia traz o Vale Day
Um dos destaques da agenda do dia é a Vale (VALE3), que promove hoje seu encontro com investidores, às 11h30. Além de previsões sobre produção e preço do minério de ferro, estarão no radar novas informações sobre as compensações a serem pagas pela mineradora para o desastre de Brumadinho.
No último dia 30, o relator da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a negociação entre a mineradora Vale e o governo mineiro, deputado Rogério Correia (PT-MG), disse que as indenizações da Vale podem chegar a R$ 54 bilhões.
O relator disse que a Vale fez uma contrapoposta de R$ 16 bilhões, valor bem inferior ao estabelecido pelo Ministério Público, a Defensoria Pública e o governo do estado de Minas Gerais.
Dados sobre economia na Europa
Há pouco, foram divulgados os dados sobre desemprego na zona do euro. Segundo a Eurostat, a taxa de desemprego com ajuste sazonal em outubro foi de 8,4%, queda ante a taxa de 8,5% em setembro. Em outubro do ano passado, o desemprego ficou em 7,4%.
Já sem ajuste sazonal, a taxa de desemprego foi de 7,6% em outubro de 2020, estável ante setembro de 2020, e maior que os 6,6% vistos em outubro do ano passado.
Além disso, a agenda do dia destaca que os preços nos portões das fábricas dos 19 países que usam o euro subiram 0,4% na comparação mensal e tiveram queda de 2,0% na base anual.
Produção industrial brasileira na Agenda do Dia
Na agenda do dia, o mercado acompanha hoje os dados industriais brasileiros. Em setembro, a indústria brasileira completou seu quinto mês consecutivo de crescimento. A produção avançou 2,6% em setembro sobre agosto.
O nível da produção industrial está 3,4% acima de setembro de 2019. E acumula queda de 7,2% no ano e de 5,5% em 12 meses, conforme o IBGE.
A Agenda do Dia também destaca a reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, às 10h, sobre o Programa de Parceria de Investimentos.