Agenda do Dia: Ata do Fed, privatização de estatais e Brexit agitam mercado
Os assuntos da Agenda do Dia desta quarta-feira (21) prometem agitar o mercado interno e externo.
A ata do Federal Reserve será divulgada às 15h (horário de brasília) pelo banco central norte-americano. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que 17 empresas serão privatizadas neste ano. Estas e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia desta quarta-feira (21).
A Agenda do Dia conta também com a notícia do novo presidente do Coaf.
Confira os principais pontos da Agenda do Dia:
Ata do Fed
A ata do Federal Reserve (Fed) será divulgada durante a tarde desta quarta-feira (21) e promete mexer com o mercado financeiro. Os investidores devem ficar de olho no documento do Banco Central norte-americano.
O documento terá informações da última reunião do banco, que ocorreu nos dias 30 e 31 de julho. Na ocasião, a instituição financeira decidiu reduzir a taxa básica de juros dos EUA de 2,5% para 2,25%.
Veja também: Banco do Brasil anuncia taxas diferenciadas de crédito imobiliário
Guedes diz que 17 empresas serão privatizadas neste ano
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, na última terça-feira (20), que 17 empresas estatais serão privatizadas ainda este ano. A declaração foi feita em um evento com empresários e executivos em São Paulo. De acordo com Guedes, as empresas serão divulgadas nesta quarta-feira (21).
“Nós vamos acelerar as privatizações. Amanhã saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente grande aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, disse Guedes. O ministro revelou que foi dada a meta de arrecadação de mais U$ 20 bilhões em privatizações, somente este ano, a Salim Mattar, secretário de Desestatização.
Veja também: Fernando Haddad é condenado por caixa 2 na eleição de 2012
Encontro entre Merkel e Johnson
O Brexit pode ter um novo capítulo nesta quarta com o encontro entre a chanceler da Alemanha Angela Merkel e o premiê britânico, Boris Johnson.
A reunião terá como pauta principal a saída do Reino Unido da União Europeia. Mesmo sem acordo, Johnson já afirmou que está disposto a sair da UE.
Novo presidente do Coaf
Na última terça-feira (20), o Banco Central anunciou como novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Liáo.
O Conselho foi renomeado, recentemente, para Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Liáo entrará no lugar de Roberto Leonel. A mudança foi implementada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A demissão de Roberto Leonel já havia sido considerada no governo após a série de críticas que, o agora ex-presidente do Coaf, havia feito à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, referente à suspensão de dados fornecidos pela UIF ( antiga Coaf) em investigações, sem autorização prévia da justiça.
A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.