Na última segunda-feira (12), o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu paciência com o governo de Jair Bolsonaro (PSL). O ministro solicitou compreensão diante da divulgação dos resultados macroeconômicos negativos nos últimos dias. Números como o IBC-Br que mostram uma possível recessão técnica da economia nacional.
Preocupam principalmente a baixa da produção industrial, dos serviços e também no varejo. Essa e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia desta terça-feira (13).
Entre os acontecimentos para ficar de olho, está a divulgação dos resultados de empresas cotadas na Bolsa de Valores de São Paulo, como Bradespar (BRAP4) e a BR Malls (BRML3). Além disso, a Agenda do Dia tem, no cenário internacional, o prosseguimento da turbulência na Argentina. Ademais, a guerra comercial entre Estados Unidos e China continua protagonizando o noticiário, junto com os números sobre o desemprego no Reino Unido. Os dados sobre o comércio da China devem ser divulgados também nesta terça.
Confira os principais pontos da Agenda do Dia:
Eleições primárias da Argentina mexem com mercados globais
A Bolsa de Valores da Argentina sofreu uma forte queda em seu mercado caindo 34,14%, aos 29.195,39 pontos na última segunda-feira (12). Isso porque o atual presidente, Maurício Macri, foi derrotado nas eleições primárias para a corrida presidencial.
Com isso, o dólar atingiu mais de R$ 4,00 e o Ibovespa chegou a cair 2%, por conta das eleições prévias no país sul-americano. Em relação ao real, o peso argentino também teve baixa. A moeda caiu 22,15% por volta das 11h30 de segunda-feira.
Resultados
As empresas Bradespar (BRAP4) e a BR Malls (BRML3) devem divulgar seus balanços nesta terça. Na última segunda-feira (12), a Magazine Luiza (MGLU3) e a Eletrobras (ELET6) divulgaram seus resultados trimestrais. As duas empresas registraram um grande avanço nos lucros obtidos em relação ao mesmo período do ano passado.
MP da Liberdade Econômica
Nesta terça, o plenário da Câmara dos Deputados deve votar a Medida Provisória 881, também conhecida como “MP da Liberdade Econômica“.
O governo considera o texto como necessário para “destravar o ambiente de negócios do Brasil”. Caso a medida não seja aprovada até o dia 27 deste mês ela perderá sua validade. As medidas provisórias devem ser aprovadas pelo Congresso Nacional em até 45 dias após sua assinatura pelo Presidente da República.
Veja também: Presidente do Banco Central considera possível novo corte de juros
EUA confirmam proibição de uso de tecnologia chinesa
Também nesta terça, os Estados Unidos irão oficializar a proibição de utilizo de tecnologia chinesa por parte de órgão públicos. Em particular, Washington proibiu a assinatura de contratos com a gigante chinesa de tecnologia Huawei.
Entretanto, a empresa não é a única a ser alvo da proibição governamental dos EUA. Outros grupos de tecnologia do país asiático também irão sofrer represálias e ficarão impedidas de negociar com qualquer órgão público norte-americano.
Desemprego no Reino Unido
Foram divulgados nesta terça os resultados do desemprego no Reino Unido no segundo trimestre. A porcentagem de cidadãos britânicos que procuram emprego chegou a 3,9%. Uma leve alta de 0,1% em relação ao primeiro trimestre deste ano. Analistas previam uma estagnação da taxa de desemprego, que deveria se manter em 3,8%.
Uma pesquisa apresentada pelo Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido mostrou também que os salários tiveram uma alta de 3,9% em relação ao mesmo período de 2018.
EUA e China
Ainda na manhã desta terça, o governo dos EUA deve divulgar o Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Além disso, os dados de produção industrial e vendas do comércio varejista da China devem sair ainda durante a noite brasileira.
A Agenda do Dia do Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia a dia.