Agenda do Dia: Lei das teles; BS2; Caixa; decisão do BCE; CPMF; guerra comercial; Oi
Os assuntos da Agenda do Dia desta quinta-feira (12) prometem agitar o mercado interno e externo.
O Plenário do Senado aprovou uma nova lei das teles na última quarta-feira (11). O BS2 contratou o JPMorgan e o Bradesco para dar início a estruturação de seu IPO. Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta quinta.
A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre a decisão política monetária do Banco Central Europeu.
Confira os principais pontos da Agenda do Dia:
Plenário do Senado aprova nova lei das teles
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/2016, que beneficiará a operadora Oi (OIBR3), foi aprovado na última quarta-feira (11) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) no Senado Federal e, logo depois, seguiu para o Plenário do Senado, onde também conseguiu aprovação.
Agora, o presidente Jair Bolsonaro é o responsável por sancionar a lei. A nova proposta tem como objetivo alterar as normas de concessão da telefonia fixa. A mudança deve ajudar a Oi, já que a operadora poderá deixar de ser concessionária e para competir, assim, em igualdade com suas concorrentes.
BS2 aciona JPMorgan e Bradesco para IPO
O banco BS2 manteve seu objetivo de abrir capital e fez um acordo com o JPMorgan e o Bradesco BBI para iniciarem a estruturação da oferta inicial de ações (IPO).
O mineiro BMG também deve fazer o lançamento de sua oferta entre os meses de outubro e novembro. O pedido já foi encaminhado à Comissão de Valores Imobiliários.
Veja também: Oi: Plenário do Senado Federal aprova nova lei das teles
Caixa desiste de banco próprio de investimento
A Caixa Econômica Federal abandonou o plano de ter um banco próprio de investimento. Agora, a estatal deve focar no planejamento de estruturação de suas operações.
Entre as movimentações que devem ser feitas pelo banco estão: quatro aberturas de capital e a oferta de participações acionárias do FI-FGTS. A troca no planejamento se dá no momento em que o vice-presidente de finanças da Caixa, André Laloni, deixa a instituição pública.
BCE faz reunião de política monetária
O Banco Central Europeu (BCE) terá uma reunião política monetária nesta quinta-feira (12) que pode impactar diversos países do mundo, não só da Europa. Sendo assim, autoridades monetárias importantes, como o Federal Reserve, devem se manifestar após a divulgação da decisão do BCE. O Fed tem sido pressionado por Donald Trump para diminuir a taxa de juros nos últimos dias.
Bolsonaro diz que nova CPMF está fora da reforma tributária
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na última quarta-feira (11) que o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, foi demitido por tentar criar um imposto semelhante a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
“TENTATIVA DE RECRIAR CPMF DERRUBA CHEFE DA RECEITA. Paulo Guedes exonerou, a pedido, o chefe da Receita Federal por divergências no projeto da reforma tributária. A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente”, escreveu Bolsonaro em seu Twitter.
Veja também: Brexit sem acordo pode encolher economia em 5,5%, diz BC britânico
Guerra Comercial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na última quarta-feira (11), que a elevação tarifas sobre US$ 250 bilhões em importações de produtos da China foram adiadas por duas semanas.
A elevação de tarifas estava marcada para o dia 1° de outubro, porém, em sua conta no Twitter, Trump informou que as taxas subirão de 25% para 30% no dia 15 de outubro. De acordo com o presidente, trata-se de um “gesto de boa vontade”, fazendo menção a retirada de tarifas da China sobre produtos americanos.
TIM e Oi podem iniciar fusão, segundo BTG
A aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/2016, na última quarta-feira (11), altera o ambiente regulatório do segmento de telefonia. As alterações na lei podem abrir caminho para a recuperação da Oi (OIBR3; OIBR4), levantando a possibilidade de alguma fusão ou venda de suas operações
B3 deve recorrer decisão do Carf
A Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) comunicou, na última quarta-feira (11), que é favorável ao recurso da Procuradoria Geral da Fazenda contra a B3. A empresa é acusada de ter abatido de forma irregular o ágio gerado pela agregação da Bovespa Holding, no ano de 2008.
Veja também: Forever 21 planeja entrar com pedido de recuperação judicial até domingo
Controladora da Ambev pode fazer IPO na bolsa de Hong Kong
A controladora da Ambev, Anheueser-Bisch Inbev, estima levantar aproximadamente US$ 5 bilhões com um IPO na bolsa de Hong Kong até o final deste mês. As informações são de fontes próximas ao assunto.
A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.