Agenda do Dia: Reforma tributária; Ford; Mercosul-UE; Caixa e nova CPMF

Os assuntos da Agenda do Dia desta terça-feira (3) prometem agitar o mercado interno e externo.

A reforma tributária, Proposta de Emenda à Constituição 110/2019, passa por uma nova fase às 14h. O Grupo Caoa deve anunciar a compra da fábrica da Ford. Estas e outras notícias fazem parte da Agenda do Dia desta terça.

A Agenda do Dia conta também com a notícia sobre o lucro líquido contábil do segundo trimestre da Caixa Econômica.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Nova fase da reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) debate a reforma tributária na tarde desta terça-feira (3). O texto prevê a retirada e a unificação de alguns tributos. Ademais, o relatório já conta com a assinatura de 67 senadores.

Os impostos retirados no texto são:

  • IPI;
  • IOF;
  • PIS/PAsep;
  • Cofins;
  • Salário-Educação;
  • CIde-combustíveis;
  • CSLL (federais);
  • ICMS (Estadual);
  • ISS (municipal).

Veja Também: Uber será prejudicado com nova lei americana sobre motoristas de aplicativos 

Grupo Caoa deve anunciar compra da fábrica da Ford

O Grupo Caoa deve anunciar a compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, nesta terça-feira (3). Às 15h, em um evento no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Dória, e os representantes das duas empresas deverão sacramentar o negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/a751b528-relatorio-5-amostras-gratuitas-1.png

Não há detalhes sobre o negócio, no entanto, fontes afirmam que o investimento total do Grupo Caoa é de cerca de R$ 1 bilhão.

Veja também: Maia solicita ao governo que encaminhe sua proposta da reforma tributária 

Alemanha busca sistema de certificação para carne do Mercosul

A ministra de Meio Ambiente da Alemanha, Svenja Schlze, deseja impor uma nova regra para verificação da carne bovina e da soja no acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE). Dessa forma, o Brasil fica mais pressionado por conta das queimadas na Amazônia.

“O desmatamento da Amazônia tem algo a ver com o nosso consumo na Europa”, disse a ministra, segundo sua assessoria de imprensa. “É difícil tolerar que a UE importe concentrado de soja e carne bovina de áreas onde as florestas tropicais foram desmatadas ou queimadas.”

Para a ministra do meio ambiente, o Brasil deve exportar carne e soja apenas quando conseguir provar que a produção não causa prejuízos a floresta tropical.

Lucro da Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal registrou lucro líquido de R$ 4,2 bilhões no segundo trimestre, um crescimento de 21,6% em comparação com o mesmo período de 2018.

De acordo com o relatório apresentado pela Caixa, o resultado do segundo trimestre teve grande influência do aumento na margem financeira, de 12,4%, além de serviços estáveis e uma pequena diminuição nas despesas administrativas.

Nova CPMF

O relator da reforma tributária no Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou na última segunda-feira (2) que não descartava a possibilidade de uma nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

A equipe econômica está armando um plano para defender um novo imposto no estilo da antiga CPMF, no Congresso. A ideia é mostrar que o modelo poderia trazer benefícios à economia.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno