A Agenda da Semana, que se inicia no dia 11 de novembro, trará assuntos importantes para o mercado doméstico e internacional.
Entre os destaques da Agenda da Semana está a divulgação da prévia do PIB do Reino Unido, após alguns indicadores econômicos abaixo do esperado.
Ademais, a última semana dos balanços trimestrais das empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) promete ser agitada.
Agenda da Semana:
Segunda-feira
No início da semana, tradicionalmente, o Banco Central (BC) divulga às 8h25 o Boletim Focus. Nele, 100 economistas das principais instituições financeiras do Brasil passam suas perspectivas para a economia brasileira.
Além disso, o Reino Unido irá divulgar sua prévia mensal do Produto Interno Bruto (PIB). Na última terça-feira (5), foi divulgado que o PMI, índice de serviços, britânico subiu para 50,0 em outubro, crescimento zero. No entanto, a leitura do mês anterior foi de 49,5, um dos piores resultados desde 2009, durante a crise financeira.
Confira: Boletim Focus prevê novo crescimento do PIB neste ano
Além disso, algumas empresas divulgarão seus balanços. Dentre elas:
- Banco Banrisul (BRSR3/BRSR5/BRSR6)
- BR Distribuidora (BRDT3)
- Itaúsa (ITSA3/ITSA4)
- Rumo (RAIL3)
- Tupy (TUPY3)
Terça-feira
Na terça-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar o Crescimento do Setor de Serviços, tanto na leitura mensal, de setembro, como no acumulado deste ano.
Além disso, nesta dia acontecerá a promulgação da reforma da Previdência no Congresso, segundo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AM). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada em plenário no dia 22 de outubro.
Aproximadamente 17 empresas divulgarão seus resultados trimestrais, entre elas:
- Cosan Logística (RLOG3)
- Eletrobras (ELET3/ELET6)
- Embraer (EMBR3)
- Minerva (BEEF3)
- Profarma (PFRM3)
- Trisul (TRIS3)
Quarta-feira
Às 12h30 da quarta-feira (13), será divulgado o fluxo cambial pelo BC. O indicador revela a quantidade de fluxos de capital, que são direcionados para o Brasil por investidores estrangeiros.
No último Boletim Focus, a previsão para o final de 2019 é de US$ 80 bilhões em investimento direto. A expectativa foi reduzida mais uma vez.
Veja também: Inflação de outubro tem a menor taxa para o mês desde 1998, segundo IBGE
Além disso, o IBGE divulgará o indicador de Vendas do Varejo para o mês de setembro.
Quase 30 empresas divulgarão seus resultados nesse dia. Os principais serão:
- Alupar (ALUP3/ALUP4/ ALUP11)
- Eneva (ENEV3)
- Hapvida (HAPV3)
- JBS (JBSS3)
- Marfrig (MRFG3)
- Oi (OIBR3/OIBR4)
- Qualicorp (QUAL3)
- Sinqia (SQIA3)
- Taesa (TAEE3/TAEE4/TAE11)
- Unipar (UNIP3/UNIP5/UNIP6)
Quinta-feira
Na quinta-feira (14), com o calendário econômico sem novidades por aqui, será divulgado nos Estados Unidos o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O aborda questões sobre o mercado da commodity levanta os principais cenários que afetam o mercado mundial de petróleo.
As seguintes empresas divulgarão seus balanços:
- Mahle (LEVE3)
- Copasa (CSMG3)
- Metalfrio (FRIO3)
- Omega Geração (OMEG3)
- Eternit (ETER3)
Sexta-feira
No dia 15 de novembro comemora-se a Proclamação da República aqui no Brasil, feriado nacional. Mesmo assim, será divulgado pelo BC o IBC-BR. O índice é utilizado como meio de avaliação do ritmo de crescimento da economia do País ao longo dos meses.
Além disso, será divulgada o resultado trimestral da balança comercial da União Europeia. É importante ressaltar que a atividade industrial da zona do euro apresentou um crescimento desacelerado na última semana.
A agenda da semana da SUNO Research mostra os principais acontecimentos que vão movimentar o mercado durante a semana.