O fundador da Adobe e desenvolvedor do PDF (Portable Document Format), Charles “Chuck” Geschke, morreu na sexta-feira (16), segundo informou a companhia nas rede sociais.
De acordo com o anúncio, Geschke, que ajudou a desenvolver a tecnologia do PDF dentro da Adobe, tinha 81 anos e morava no subúrbio de Los Altos, na área da baía de São Francisco -próximo da sede da companhia.
“Esta é uma grande perda para toda a comunidade Adobe e para a indústria de tecnologia, para quem ele tem sido um guia e herói por décadas”, escreveu o diretor-presidente (CEO) da Adobe, Shantanu Narayen, em um e-mail para os funcionários da empresa, segundo a “Fox”.
“Como co-fundadores da Adobe, Chuck e John Warnock desenvolveram um software inovador que revolucionou a forma como as pessoas criam e se comunicam”, completou.
Geschke foi diretor de operações da Adobe de dezembro de 1986 a julho de 1994 e presidente de abril de 1989 até sua aposentadoria em abril de 2000.
Ele atuou como presidente do conselho com o Dr. Warnock de setembro de 1997 a janeiro de 2017 e membro do conselho até abril de 2020, quando fez a transição para se tornar membro emérito do conselho, segundo a empresa.
Além disso, dentro da Adobe, Geschke foi também responsável pelo desenvolvimento doPostScript.
We’re deeply saddened to share that our beloved co-founder, Dr. Chuck Geschke, has passed away. Chuck was a hero and guiding light for so many of us in the technology industry. He leaves an indelible mark on our company and the world. https://t.co/NYoZI29num pic.twitter.com/FhNY8iN7Dx
— Adobe (@Adobe) April 17, 2021
“Seu primeiro produto foi Adobe PostScript, uma tecnologia inovadora que forneceu uma maneira radicalmente nova de imprimir texto e imagens em papel e desencadeou a revolução da editoração eletrônica”, disse a empresa.
“Chuck incutiu um impulso implacável por inovação na empresa, resultando em alguns dos softwares mais transformadores invenções, incluindo o onipresente PDF, Acrobat, Illustrator, Premiere Pro e Photoshop”, completou o CEO da Adobe.