Adidas vê tênis conectados e ‘corridas virtuais’ com tecnologia 5G

A presidente da Adidas do Brasil, Flavia Maria Bittencourt, afirmou nesta terça-feira (29) que, com a chegada definitiva do redes de quinta geração (5G), será possível pessoas saírem às ruas usando tênis conectados, permitindo a coleta de dados durante a atividade e, inclusive, a participação em uma “corrida virtual”.

A executiva salientou que a tecnologia 5G permitirá que as pessoas se conectem as outros milhões de esportistas. Para isso, a presidente da Adidas informou, em debate no Painel Telebrasil 2020, que já foram desenvolvidos esses tipos de calçados, que dispõe de um chip interno, porém não operam com conexão WiFi.

Além disso, a diretora relatou outras aplicações semelhantes com o advento da nova técnica, incluindo chuteiras de futebol capazes de medir a força do chute, assim como outras medidas.

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Bittencourt também destacou que, entre os vários recursos possíveis, poderão ser desenvolvidos jogos virtuais, com o uso de uma base de pontuação baseada no desempenho atingido durante a execução de atividades físicas.

Coronavírus permite Adidas testar com tecnologias

O presidente da divisão brasileira da Adidas ainda afirmou que a chegada da pandemia do coronavírus deu a indústria a possibilidade de testar com tecnologias que oferecem novas maneiras de fazer com que os produtos cheguem ao consumidor final.

De acordo com a executiva, os consumidores tinham “medo” de realizar compras pelo WhatsApp. Com a crise, a empresa teve oportunidade de explorar aplicativos, com realidade aumentada, que mostravam no pé do cliente o modelo de tênis antes do mesmo efetuar a operação. Outro recurso utilizado foi o aplicativo Rappi, que permitiu monitorar a trajetória da entrega dos produtos.

A Adidas reportou no início do mês um prejuízo de 295 milhões de euros (cerca de R$ 1,87 bilhão) referente ao segundo trimestre deste ano, revertendo lucro de 531 milhões de euros obtidos no mesmo período de 2019.

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Arthur Guimarães

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