Ícone do site Suno Notícias

Ainda é possível acordo comercial neste ano, diz autoridade americana

É possível acordo comercial no final deste ano, diz autoridade americana

É possível acordo comercial no final deste ano, diz autoridade americana

Um acordo comercial entre a China e os Estados Unidos é possível até o final do ano, segundo o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Robert O’Brien.

“Esperávamos ter um acordo até o final do ano. Ainda acho possível”, disse O’Brien. Apesar do otimismo para finalizar o acordo comercial, o conselheiro informou que os EUA estão atentos ao que acontece em Hong Kong.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

Acordo comercial e Hong Kong

Na última sexta-feira (22), o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que impediu sozinho que a China massacrasse manifestantes em Hong Kong.

Em entrevista ao canal americano “Fox News Channel”, Trump informou ao presidente chinês Xi Jinping que reprimir manifestantes de Hong Kong teria “um impacto negativo tremendo no acordo comercial”.

“Se fosse por mim, Hong Kong teria sido aniquilado em 14 minutos. Ele tem um milhão de soldados posicionados nos arredores de Hong Kong que não estão entrando somente porque eu pedi a ele ‘por favo, não faça isso, você estará cometendo um grande erro, isso terá um impacto negativo tremendo no acordo comercial’, e ele quer fechar um acordo”, disse Trump.

Questionado sobre qual lado escolhe, o presidente informou que está ao lado da liberdade mas também ao lado de seu amigo Jinping.

“Veja, temos que estar ao lado de Hong Kong, mas também ao lado do presidente Xi. Ele é um amigo meu. Ele é um sujeito incrível. Mas estou ao lado de Hong Kong, estou ao lado da liberdade”, salientou Trump.

Confira Também: Guerra comercial: Trump diz que ainda não se decidiu sobre acordo

“Mas também estamos no processo de fechar o maior acordo da história, e se pudermos fazer isso seria ótimo… se não fosse por mim, milhares de pessoas teriam sido mortas em Hong Kong agora mesmo e você não teria rebeliões, teria um Estado policial “, completou o presidente norte-americano.

Além disso, na entrevista Trump afirmou que o acordo comercial entre China e EUA está “potencialmente muito próximo”.

Sair da versão mobile