Ações da Vale (VALE3) saltam com troca de CEO

As ações da Vale (VALE3) operam em alta de 3% por volta das 12h30 desta terça-feira (27), após a mineradora anunciar seu novo CEO na véspera, no fim do dia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

O novo CEO da Vale será Gustavo Pimenta, conforme comunicado em fato relevante da companhia.

Gustavo Pimenta não assumirá o cargo de imediato, mas somente em meados de 2025, após o atual CEO – Eduardo Bartolomeo – deixar a cadeira.

Pimenta já atuou como CFO da companhia e, desde 2021, é vice-presidente executivo de finanças e relações com investidores da mineradora.

A escolha de um nome que já estava na companhia e já integrava a gestão atual agradou o mercado, que enxerga com bons olhos a troca de CEO.

Segundo o Itaú BBA, essa escolha não deve impactar significativamente a gestão da mineradora e, nesse sentido, manter os pontos positivos da gestão de Bartolomeo.

“A saída do Sr. Bartolomeo era esperada, e acreditamos que uma substituição interna reduz a probabilidade de mudanças significativas na estratégia da empresa e acelera as negociações em andamento com o governo (por exemplo, Mariana, concessões ferroviárias e licenças). Abordar essas questões provavelmente estará entre as principais prioridades do Sr. Pimenta”, diz a casa.

Segundo o BBA, a companhia atingiu “marcos importantes” durante o mandato do atual CEO, incluindo o reforço das linhas de defesa em seu modelo de gerenciamento de risco e a criação da função de “Engenheiro de Registro”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

“Mais recentemente, a Vale estabilizou seus sistemas de produção e provavelmente entregará o limite superior de sua orientação de produção de volume para 2024. Em termos de alocação de capital, a Vale distribuiu consistentemente a maior parte do caixa gerado nos últimos anos por meio de dividendos/recompras”, diz o BBA.

Segundo os analistas da casa, um substituto interno é a melhor decisão no momento pelos motivos:

  • Suaviza a transição e limita as mudanças na estratégia da empresa
  • Não interrompe os processos de negociação em andamento com as contrapartes da Vale sobre tópicos importantes

Ações da Vale caem 22% em 2024

As ações VALE3 recuam 3% no acumulado dos últimos 30 dias, para atuais R$ 59,73.

Desde o início do ano de 2024, os papéis da Vale caem 22%.

Cotação VALE3

Gráfico gerado em: 27/08/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno