As ações da Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., a TSMC (TSMC34) atingiram um novo recorde de alta, em meio a notícias positivas em todo o setor de semicondutores, à medida que a demanda global por chips avançados de inteligência artificial (IA) aumenta.
As ações da TSMC fecharam com ganhos de 5,15% em Taipei, para 898 novos dólares taiwaneses (US$ 27,79), registrando uma nova alta depois que suas ações listadas nos EUA saltaram 6,85% no pregão regular em Nova York.
Nesta quinta-feira (6) o American Depositary Receipt (ADR) da TSMC sobe 1,85% no pré-mercado de Wall Street, às 8h43 (de Brasília).
O salto nas ações da TSMC levou o índice Taiex de referência a um recorde histórico de 21.965,39 na quinta-feira.
Os ganhos seguem um rali das ações da Nvidia em Wall Street. A empresa é referência no setor de semicondutores e a alta recorde elevou sua capitalização de mercado para mais de US$ 3 trilhões.
Além da TSMC, Nvidia também surfa ‘fator IA’
A Nvidia também é um dos principais clientes da TSMC e usa a tecnologia taiwanesa para fabricar os chips avançados de IA que empresas como a Microsoft e a Alphabet estão comprando em grandes quantidades para atualizar seus data centers.
O salto da Nvidia também impulsionou as ações de semicondutores em outras partes da Ásia. Na Bolsa de Hong Kong, a Semiconductor Manufacturing International Corp. – a maior fabricante de chips da China, mesmo setor da TSMC – subiu 5,61%, enquanto a Hua Hong Semiconductor ganhou 7,89%.
Com Estadão Conteúdo