As ações da Petrobras (PETR4) figuram dentre as maiores altas do intradia no Ibovespa. Logo na abertura, os papéis já disparavam marcando presença na ponta positiva do índice.
As ações da Petrobras sobem 1,9% por volta das 11h40, sendo a quarta maior alta do índice. ÀS 12h30, avançam 2,26%.
O Ibovespa, por sua vez, opera entre altas e baixas, próximo à estabilidade e em 116.722 pontos.
O dia não é de grandes mudanças de fundamentos da Petrobras, contudo a companhia divulgou na véspera seus dados de produção que mostraram recordes.
Conforme divulgado pela estatal, no terceiro trimestre de 2023 a companhia chegou à marca de 3,98 milhões de barris de óleo equivalente (boe), conforme anunciado pela empresa nesta segunda-feira (16).
Com isso a produção da Petrobras registrou um aumento de 7,8% no terceiro trimestre de 2023, quando comparada ao segundo trimestre deste ano.
As commodities não mostram grande volatilidade.
O Petróleo Brent, que é referência para a PETR4, opera em alta de 0,8% no intradia, a US$ 90,39 por barril.
Veja mais dados de produção da Petrobras
Além do recorde de produção de barris de óleo equivalente, a companhia mostrou outro recorde na produção mensal de setembro, cujo volume foi de 4,1 milhões de barris de óleo equivalente (boe), apresentando um aumento de 6,8% na comparação com o mês de agosto.
“Esse resultado se deve principalmente ao crescimento da produção (ramp-up) das plataformas Almirante Barroso, que opera no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu – ambas no pré-sal da Bacia de Santos – e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador – que operam na Bacia de Campos”, explicou a Petrobras.
A companhia ainda informou uma baixa no número de paradas para manutenção das plataformas no período.
Mais um recorde da Petrobras foi o de produção operada do pré-sal em setembro, quando a empresa alcançou 3,43 milhões de boe nessa camada.
Por fim, a companhia diz que vem revisando a sua expectativa e projeção de produção operada de óleo e gás. O novo guidance vai ser anunciado em 9 de novembro de 2023, assim como o resultado da Petrobras referente ao terceiro trimestre deste ano.