Ações para investir: veja 7 papéis que estão descontados no Ibovespa
Neste ano, o Ibovespa acumula queda de quase 7%, em linha com os impactos negativos que vem sofrendo nos âmbitos macroeconômico, político e global. O cenário de baixa, contudo, pode trazer oportunidades, uma vez que muitos papéis se mostram descontados. Pensando nisso, a Suno Research separou sete ações para investir nesse contexto.
O Ibovespa vem sendo penalizado por alguns fatores, sendo um dos principais a condução da política monetária dos Estados Unidos. O corte de juros nos Estados Unidos, inicialmente previsto para março, não aconteceu, e agora o mercado tem dúvidas se ele vai acontecer mesmo neste ano.
Com isso, há uma diminuição do fluxo de capital estrangeiro rumo à Bolsa brasileira, que perde força. Outro fator que piorou o cenário foi a pausa no ciclo de cortes na Selic, que tende a também diminuir a atratividade do Ibov.
Como consequência desse cenário, existem muitas ações descontadas, como as sete a seguir, citadas pela Suno Research:
- Vamos (VAMO3)
- Simpar (SIMH3)
- Três Tentos (TTEN3)
- NeoEnergia (NEOE3)
- Vale (VALE3)
- Banco do Brasil (BBAS3)
- BB Seguridade (BBSE3)
Tais papéis, como explica João Daronco, CNPI e analista da Suno Research, podem ser divididos em dois grandes grupos.
Vamos (VAMO3), Simpar (SIMH3), Três Tentos (TTEN3) e NeoEnergia (NEOE3)
Essas quatro empresas são voltadas para crescimento. E esse tipo de companhia tende a sofrer quando a taxa de juros está mais elevada. Por isso, seus múltiplos acabam ficando comprimidos.
“Como os juros caíram menos do que o mercado esperava e algumas dessas empresas estão alavancadas, você tem um impacto significativo no custo da dívida. Assim, no curto prazo, o lucro é reduzido. Mas, na nossa visão, o mercado bateu demais nesses papéis”, diz Daronco.
O analista complementa dizendo que essas empresas são líderes em seus setores. Com isso, na sua visão, à medida em que elas mostrarem que não devem ser tão impactadas quanto o mercado precificou, devem retornar para um nível de preço mais justo.
Vale (VALE3), Banco do Brasil (BBAS3) e BB Seguridade (BBSE3)
Esses três papéis, como diz Daronco, são negociados em preços mais altos, mas possuem particularidades que os tornam atrativos.
No caso da Vale, o analista cita a crise imobiliária na China, que vem impactando negativamente a cotação do minério de ferro e, consequentemente, refletindo nos papéis da mineradora brasileira. No entanto, ele entende que o cenário não deve perdurar, e com a commodity voltando ao seu preço justo, a Vale tende a se beneficiar.
“Banco do Brasil e BB Seguridade são dois ativos que estão melhor a cada ano, gerando cada vez mais caixa, e a precificação não tem mudado. Essas empresas distribuem grande parte do lucro, com um dividend yield bem atrativo, próximo de 10%. Então, na minha visão, no caso de um investidor que busca proventos, essas podem ser ótimas ações para investir“, completa João Daronco, CNPI e analista da Suno Research.