O Itaú BBA separou sete ações para investir e aproveitar o atual cenário do mercado brasileiro, em meio a uma análise comparativa com outros países emergentes. Por meio do relatório Brazil Equity Strategy, a casa avaliou o desempenho de importantes índices acionários do Brasil, incluindo o Ibovespa, e comparou o momentum da bolsa brasileira com mercados como China, Taiwan, Coreia do Sul e Índia.
O momentum das ações é um termo de análise técnica utilizado para avaliar a tendência de um ativo permanecer em alta ou em queda, por exemplo. A ideia é que as ações com um melhor desempenho relativo no passado recente possam continuar positivas no futuro imediato, o que também se estende para papéis que estão operando no vermelho.
O relatório, publicado em 9 de setembro, apontou que mais de 50% das ações listadas no Ibovespa estão atualmente acima da média móvel dos últimos 200 dias. Por outro lado, o índice de small caps da bolsa brasileira, SMLL, está “atrasado” e demostrando tendências mais suaves.
“No Brasil, os melhores fatores de momentum de preço são Growth e Value, que estão no melhor quadrante de momentum de preço, enquanto Small Caps é o pior fator”, destaca o relatório.
Já o indicador de dividendos, IDIV, foi destacado positivamente pela casa de análise. Para os analistas do BBA, o índice apresenta o melhor momento de preços entre os indicadores avaliados.
Em relação aos setores, “bens de capital” aparece como destaque positivo, seguido por “alimentos & bebidas” e companhias do setor de saúde.
Ao olhar para os países emergentes, o relatório ressalta que o Brasil se destacou nas últimas semanas, enquanto China e Taiwan perderam o momentum de curto prazo.
“Embora o Brasil tenha ganhado momentum nas últimas semanas, ele ainda está atrás de sua média de médio prazo em termos de moeda forte. México, Taiwan e Coreia se destacam por terem o pior momentum de preço no contexto de emergentes, enquanto Índia, Malásia e Tailândia têm o melhor”, diz o BBA.
Ações para investir com bom momento de preço
Além do estudo macro, o relatório traz ainda uma análise de ativos da bolsa brasileira com base no momento de preço de cada um deles. A casa dividiu os papéis em quatro diferentes quadrantes, avaliando os setores e a média móvel dos papéis.
Dentro deste contexto, o BBA separou as sete ações que se destacam positivamente em relação ao momentum de preço, sendo elas: WEG (WEGE3), Nubank (NYSE: NU), Direcional (DIRR3), Rede D’Or (RDOR3), Lojas Renner (LREN3), Bradesco (BBDC4) e Sabesp (SBSP3).
Vale ressaltar que essa matéria não representa uma indicação de compra ou venda de ações para investir. O texto visa somente trazer os destaques da análise feita pelo Itaú BBA com base no contexto atual dos mercados emergentes.