Escolher ações para investir pensando no longo prazo não é uma tarefa simples. No entanto, buscar bons ativos dentro deste contexto, atrelados à empresas que almejam um crescimento sustentável, é um caminho conciso para o crescimento patrimonial. Não é à toa que grandes nomes do mercado financeiro, como Warren Buffett e Luiz Barsi Filho, optaram pelo buy and hold como estratégia.
De modo geral, buy and hold (comprar e segurar, em inglês) se refere ao ato de comprar ativos para o longo prazo, mantendo-os por um longo período na carteira. Para isso, é fundamental escolher boas companhias, com fundamentos e números sólidos, deixando o imediatismo de lado.
Como escolher ações para investir no longo prazo?
De acordo com Tales Barros, especialista em renda variável da Status Invest Assessoria, conhecer qual é o seu perfil de investidor é o primeiro passo necessário antes de montar qualquer carteira de ações. Afinal, saber qual é o seu apetite ao risco é fundamental para que você possa escolher ativos alinhados com seus limites.
Além disso, o especialista destaca ainda que, pensando no longo prazo, é importante que os investidores pesquisem sobre as companhias nas quais eles querem investir e alguns fatores, como:
- Saúde Financeira da empresa;
- Nível de endividamento;
- Histórico e crescimento dos Dividendos;
- Fluxo de Caixa Livre;
- Setor de Atuação e sua situação;
- Condição macroeconômica.
“Lembrando sempre que uma vez traçada a estratégia e definida as metas e preços alvos, deve revê-las de tempos em tempos, manter a ansiedade sob controle e ser disciplinado em seus aportes”, ressalta o especialista.
Dentro deste cenário, os papéis de companhias de setores perenes podem se posicionar como uma alternativa interessante para os investidores. Isso porque esses segmentos são aqueles que costumam ser mais estáveis e previsíveis, mesmo em momentos adversos para o cenário macroeconômico.
Pensando nisso, Barros listou três setores para investir pensando no longo prazo e quatro ações para acompanhar nestes segmentos. Confira a seguir!
Setor de energia: Eletrobras (ELET3)
O primeiro setor apresentado pelo especialista para quem quer investir pensando no longo prazo é o de energia. Além de ser um setor fundamental para toda a população, o que ajuda a torná-lo mais perene, este segmento também é menos impactado pelo cenário econômico.
“Menos reféns dos ciclos de atividade econômica, alto grau de previsibilidade de receita e mais regularidade nos pagamentos de dividendos”, destaca Barros.
Dentro deste contexto, o especialista destaca as ações da Eletrobras (ELET3) como uma boa alternativa para os investidores.
Setor financeiro: Banco do Brasil (BBAS3) e BB Seguridade (BBSE3)
Apesar de estar suscetível às oscilações econômicas, o setor financeiro também é uma alternativa atrativa para quem quer investir pensando no longo prazo. No entanto, quando comparado a outros segmentos da bolsa de valores, as empresas financeiras são uma opção mais previsível.
Além disso, o especialista da Status Invest Assessoria destaca ainda que empresas como bancos e seguradoras podem se beneficiar de cenários de juros altos, que são uma característica estrutural da economia brasileira.
Neste setor, as ações do Banco do Brasil (BBAS3) e do BB Seguridade (BBSE3) são opções interessantes para os investidores, além de serem boas pagadoras de dividendos.
Setor de agronegócio: BrasilAgro
Por fim, o último setor apresentado pelo analista é o agronegócio. “Representa próximo a 30% do PIB sendo a principal protagonista da balança comercial. Um setor que, ainda que relevante, oferece bastante espaço para crescimento das empresas que o compõe”, explica Barros.
Para o especialista, as ações da BrasilAgro (AGRO3) se destacam dentro do segmento para quem busca ativos para o longo prazo. A empresa, fundada em 2006, é considerada uma das maiores companhias do País em quantidade de terras agricultáveis e com foco na aquisição, desenvolvimento e comercialização de propriedades rurais.
Saiba mais sobre a Status Invest Assessoria
Quer mais dicas de ações para investir pensando no longo prazo ou quer saber como montar uma carteira atrelada ao seu perfil de investidor? A Status Invest Assessoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Para saber mais, clique aqui e entre em contato.
Notícias Relacionadas