Ícone do site Suno Notícias

Ações nos EUA despencam e índice do medo tem alta de 43% em dois dias

ações - Nasdaq

Nasdaq (foto: divulgação)

A bolsa de valores dos Estados Unidos, Nasdaq, índice que engloba as principais empresas de tecnologia do mundo, caiu novamente nesta sexta-feira (4). As ações das gigantes: Apple, Tesla e Microsoft caíram mais de 4% pelo segundo dia seguido. Com isso, o Vix, chamado de “índice do medo”, indicador que mede a volatilidade do mercado de opções dos EUA, chegou a registrar uma alta 43% em dois dias na máxima do dia.

O índice Nasdaq, por volta das 12h50, operava em queda de 3,06%, após ter despencado 5% mais cedo nesta sexta. O S&P 500, com menor concentração do setor, caía 2,26%. Confira a cotação das ações do grupo “FAANG”, que configura as cinco empresas americanas de tecnologia mais populares e que possuem melhor desempenho no mercado financeiro, por volta das 13h45 (horário de Brasília):

A forte queda no mercado acionário norte-americano acontece depois da divulgação de dados do mercado de trabalho dos EUA, que foram melhores do que os de julho.

De acordo com dados do Departamento do Trabalho dos EUA, o país criou 1,371 milhão de postos de trabalho em agosto, demonstrando que o mercado de trabalho do país permanece em seu ritmo de recuperação em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dessa forma, a taxa de desemprego nos EUA caiu de 10,2% em julho para 8,4% no mês passado. A estimativa era de que haveria uma queda da taxa menor do que a anunciada, de 9,8%. Essa foi a quarta queda mensal consecutiva da taxa de desemprego, que atingiu sua máxima de 14,7% em abril, período em que a economia foi mais impactada pela crise. O número de desempregados em agosto diminuiu 2,8 milhões, para de 13,6 milhões de pessoas.

Mesmo com a melhoras nos números reportados nesta sexta-feira, a taxa de desemprego permanece 5 pontos percentuais acima da apresentada em fevereiro, quando a pandemia de coronavírus ainda não havia impactado o país.

O índice de ações norte-americano Nasdaq operava em queda de 2,82%, a 11,437.51 pontos, por volta das 13h50 desta sexta.

Sair da versão mobile