Nesta quinta-feira (1º) o BTG Pactual (BPAC11) divulgou a carteira recomendada de dividendos para dezembro. O banco promoveu três mudanças na lista mensal. As “preocupações fiscais e baixa visibilidade” tornaram os analistas “mais cautelosos”.
Na carteira recomendada de dividendos para dezembro, o BTG Pactual incluiu as ações da Engie (EGIE3), PetroRio (PRIO3) e BB Seguridade (BBSE3) no lugar de Bradesco (BBDC4), B3 (B3SA3) e Minerva (BEEF3).
Em relatório sobre a carteira recomendada de dividendos para dezembro, os analistas afirmam que ficaram mais cautelosos com as ações brasileiras diante da “proposta agressiva de expansão fiscal do novo governo e as incertezas em torno do novo ministro da Fazenda, que assustaram os mercados (o Ibovespa caiu 3,1% em reais e 4,6% em dólares em novembro)”.
Os analistas comentam que essa redução fez com que o principal índice da bolsa de valores brasileira voltasse a níveis de valuation próximos das mínimas históricas.
“O Ibovespa está sendo negociado a 9,1x P/L de 12 meses projetados. O P/L está negociando a quase dois desvios padrão abaixo de sua média histórica. Incluindo Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), o Ibovespa está sendo negociado em níveis de P/L vistos pela última vez em 2005 (7,2x)”, complementam os analistas em relatório da carteira recomendada de dividendos.
Sobre as empresas que integraram a carteira indicada de dividendos, o BTG justifica que a Engie conta com “um sólido histórico de boa alocação de capital, juntamente com uma das melhores equipes de gestão do setor de Serviços Básicos”.
Com relação à PetroRio, os analistas afirmam que “muitas conquistas operacionais foram alcançadas e as perspectivas para Frade e Albacora Leste (ABL) melhoraram”.
Já no caso da BB Seguridade, também inserida na carteira recomendada de dividendos, o banco observa “uma perspectiva de resultados muito construtiva para 2023”.
Carteira recomendada de dividendos para dezembro
Estas são as ações que integram a carteira recomendada de dividendos para dezembro, segundo definido pelo BTG Pactual:
- BB Seguridade (BBSE3): setor Financeiro ex-Bancos
- Alupar (ALUP11): setor de Serviços Básicos
- Eletrobras (ELET3): setor de Serviços Básicos-
- Vale (VALE3): setor de Metais & Mineração
- Energisa (ENGI11): setor de Serviços Básicos
- Itaú Unibanco (ITUB4): setor de Bancos
- Cury (CURY3): setor de Construção Civil
- Engie (EGIE3): setor de Serviços Básicos
- PetroRio (PRIO3): setor de Petróleo & Gás
- Vibra Energia (VBBR3): setor de Petróleo & Gás
De acordo com o BTG Pactual, para desenvolver a carteira recomendada de dividendos, foi realizada uma análise focada em ativos de alta qualidade, com resiliência de entrega de resultado e geração de caixa.