As ações da Petrobras (PETR4) sobem cerca de 3% por volta das 15h desta terça-feira (1º), respondendo à alta do petróleo – que sobe em meio a um aumento da tensão geopolítica entre Irã e Israel.
Além das ações da Petrobras, também sobem no Ibovespa outros papéis vinculados à commodity – como a Brava (BRAV3) e a Prio (PRIO3), com altas de 2,7% e 1,8%, respectivamente.
O contexto é que os Estados Unidos acreditam que o Irã está “se preparando para lançar um iminente ataque com mísseis balísticos contra Israel”, segundo uma autoridade dos EUA.
O jornal Financial Times noticiou que o alerta foi feito quando Israel fez uma ofensiva em território libanês ainda nesta terça (1º).
Segundo o jornal, a autoridade dos EUA alerta para “graves consequências” na eventualidade de o ataque ser concretizado.
As novidades surgem em um momento que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu tem endurecido suas falas e prometido “mudar o equilíbrio do poder” na região – sinalizando ações mais ofensivas contra o Hezbollah.
Com isso, o petróleo Brent apresenta uma valorização de 2,6%, a cerca de US$ 73 o barril
O West Texas Intermediate (WTI), por sua vez, sobe 2,5% a US$ 69.
Petrobras segue no vermelho em 2024
Apesar da alta recente nos papéis PETR4, a companhia segue no vermelho em janelas maiores. Em 30 dias, as ações caem 4,7%.
Desde o início do ano de 2024, as ações da Petrobras recuam 1,6%.
Cotação PETR4