As assembleias dos acionistas da Fiat Chrysler e a Peugeot aprovaram nesta segunda-feira (4) a fusão das duas montadoras e a criação da nova casa holding chamada Stellantis.
A fusão teve a aprovação de mais de 99% dos votos das duas montadoras. A Stellantis vai ser o quarto maior grupo automotivo do mundo. Um projeto que vale 40 bilhões de euros (cerca de R$ 260 bilhões).
O processo de fusão entre a Fiat Chrysler e a Peugeot demorou dois anos de negociações. O sinal verde, anunciado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, em 21 de dezembro, abriu caminho para a formalização do “casamento” industrial e financeiro.
A aprovação era esperada pelos mercados, e poderia antecipar a fusão, prevista para fevereiro.
Os dois grupos confirmaram o acordo de cooperação entre Peugeot e Toyota para veículos utilitários, facilitando toda a rede de vendas e suporte e simultaneamente aumentando a produção na Europa para os modelos da montadora japonesa.
Stellantis vai administrar 15 marcas de automóveis
Stellantis terá que administrar 15 marcas incluindo algumas emblemáticas como:
- Jeep
- Alfa Romeo
- Maserati
- Fiat
- Peugeot
- Citroën
- Opel
- Dodge
- Ram
- Ds
A previsão de redução de custos anuais é de cerca de 5 bilhões de euros, principalmente em despesas de engenharia e manufatura.
Isso significa que plantas na Itália, Alemanha e nos Estados Unidos poderão ser fechadas ou reduzidas.
O novo grupo espera produzir 8,7 milhões de veículos, tendo 400 mil funcionários e mais de 180 bilhões de euros faturamento total.
O executivo português Carlos Tavares, CEO da PSA e futuro líder da Stellantis, está prestes a ver completado o plano que desenhou nos mínimos detalhes, desde o primeiro documento de acordo, assinado em dezembro de 2019. A presidência da nova empresa será do italiano John Elkann.
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