Trinta e cinco dos 39 empregados da Vale (VALE3) que ficaram presos na mina Totten, em Sudbury, Ontário, no Canadá, já voltaram à superfície na tarde dessa terça-feira (28), segundo informou a mineradora.
De acordo com a Vale, todos saíram da mina por meio de um sistema de escada de saída secundária, devido a danos no eixo que tornaram a saída primária inoperante. Os quatro empregados restantes continuam subindo com supervisão de equipes de resgate.
O primeiro mineiro conseguiu chegar à superfície no final da noite de segunda-feira (27), outros três durante a madrugada de terça e hoje cedo foram confirmados 20 resgatados.
No domingo, 39 funcionários ficaram presos a entre 900 e 1.200 metros de profundidade na mina Totten, após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados (um elevador).
Durante a subida, os empregados estão em contato com uma equipe composta por 15 pessoas da Vale e da Ontario Mine Rescue, que estão supervisionando a ação de resgate e oferecendo suporte ao grupo. Segundo a Vale, está sendo disponibilizado suporte médico imediato no local para os empregados, que chegaram à superfície saudáveis.
A Vale informou que está trabalhando em parceria com equipes médicas, realizando avaliações individuais e monitoramento dos empregados durante a subida à superfície. Quem chega à superfície é submetido a verificações de saúde física adicionais e recebe suporte de saúde mental.
A mina Totten fica localizada a 35 km a oeste de Sudbury, cidade da província de Ontário, no Canadá. As operações na mina iniciaram em 2014. Cerca de 200 funcionários trabalham no local, que produziu, no primeiro semestre deste ano, 3,6 toneladas de níquel.
Última cotação da Vale (VALE3)
A ação da Vale (VALE3) encerrou o pregão de hoje em queda de 4,96%, cotada a R$ 74,80. Por sua vez, o Ibovespa, principal índice de ações da B3, terminou o dia em queda de 3,05%, aos 110.123,85 pontos.
Com informações do Estadão Conteúdo