A Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) divulgou nessa terça-feira (9) dados que indicam que no Brasil, cerca de 298 shoppings, ou seja, 52% do total, já estão abertos novamente. As operações do setor foram paralisadas em março devido as medidas de isolamento social adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). As informações são do jornal “Valor Econômico”.
De acordo com a Abrasce, essa foi a primeira vez, desde a paralisação, que as operações do setor superam a porcentagem de 50%. Vale destacar que, atualmente, os shoppings na cidade de São Paulo continuam fechados.
Entretanto, segundo o jornal, tais empreendimentos da capital paulista podem conseguir retomar suas atividades, na próxima quinta-feira (11) ou sexta-feira (12), mas com horário de funcionamento reduzido.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
Contudo, vale destacar que o Estado de São Paulo conta com 182 desses empreendimentos, dos quais 84 estão reabertos.
Em relação a reabertura dos shoppings na Cidade de São Paulo nessa semana, o jornal salientou que ocorrem ao mesmo tempo em que o índice de mortalidade no estado (6,4%) está acima da média do Brasil (5,3%).
Além disso, outros quatro estados brasileiros estão com tais empreendimentos funcionando, apesar das taxas de mortalidade superarem a média nacional. São eles:
- Rio de Janeiro, com taxa de mortalidade 9,8%
- Pernambuco, com taxa de mortalidade 8,2%
- Pará, com taxa de mortalidade 6,7%
- Ceará, com taxa de mortalidade 6,3%
Já Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fazem parte dos 12 estados brasileiros onde esses empreendimentos estão funcionando, mas as taxas de mortalidade pelo coronavírus está abaixo da média do país.
Shoppings em SP podem reabrir na quinta ou sexta
Sobre a reabertura dos shoppings na cidade de São Paulo, na próxima quinta-feira ou sexta-feira, o jornal declarou que o funcionamento dos shoppings seria das 16h às 20, sendo gradativamente normalizado ao longo das próximas semanas. O acordo foi acertado na manhã desta terça-feira junto ao presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma.
As associações do setor deverão assinar um termo de cooperação com a prefeitura, liberando as atividades a partir da próxima quinta-feira.
Saiba mais: Shoppings em SP podem reabrir na quinta ou sexta, diz jornal
Até a noite da última segunda-feira (8), as conversas com vereadores se tratava de reabrir os shoppings apenas na próxima sexta-feira (12), Dia dos Namorados, o que costuma gerar um grande movimento no comércio. Mas, segundo o “Valor”, nesta terça-feira surgiram informações de que a reabertura parcial poderá ser realizada antes.