A AB InBev vai substituir seu presidente do conselho de administração, Oliver Goudet, no próximo mês.
De acordo com a AB Inbev, a troca acontece por preocupações relativas a um possível conflito de interesses do executivo, que é presidente também da empresa alemã JAB Holdings, um grupo de investimento que compra participações em empresas.
A AB Inbev, que é um conglomerado de cervejeiras, é uma empresa belgo-brasileira. Atualmente, tem como acionista o grupo 3G capital, de:
- Jorge Paulo Lemann;
- Carlos Alberto Sicupira;
- Marcel Herrmann Telles.
A empresa produz cervejas como Stella Artois e Budweiser.
De acordo com o jornal “Financial Times”, Goudet será substituído nas próxima reunião de acionistas da empresa, marcada para o dia 24 de abril.
Saiba mais: Lucro líquido da AB InBev recua 85% no 4º trimestre de 2018
Saiba mais: AB InBev escolhe bancos para IPO na Ásia
Conflito de interesse
Conforme apontou o jornal, o conflito de interesse está relacionado à compra da produtora de cafés e bebidas JAB de Keurig Dr Pepper. No entanto, a preocupação da grupo de cervejeiras aumentou por conta da aproximação da empresa alemã no setor de consumo.
Buscando reduzir o impacto da queda de consumo de alguns mercados, a cervejeira passou a aumentar sua fatia em outras categorias, como:
- Bebidas alcoólicas frisantes;
- Bebidas alcoólicas doces;
- Bebidas não alcoólicas.
A JAB realizou um investimento de mais de US$ 50 bilhões no últimos anos para virar concorrente no setor de consumo, inclusive de bebidas. A empresa alemã administra a fortuna da bilionária família alemã Reimann.
De acordo com Goudet, o afastamento dará mais tempo para ele se dedicar às suas responsabilidades como sócio gestor e presidente da JAB.
“Tenho tido o privilégio de servir ao conselho, fiquei muito impressionado com a qualidade da gerência da companhia e tenho absoluta confiança no futuro do nosso negócio”, afirmou o presidente.
Comando da AB Inbev
Goudet ainda teria um ano no posto de presidente do conselho, onde completaria os cinco anos de mandato no grupo. O presidente do conselho é um dos três conselheiros independentes em um quadro de 15 executivos.
No entanto, outros postos são controlados por representantes dos acionais da empresa, que juntos possuem 51% dos votos do conselho.
Com a saída de Goudet, foi marcado também o fim da relação com a 3G Capital. A empresa realizou acordos para a criação da AB Inbev e JAB.