A Seguir: Trégua na Guerra Comercial e Redução do Ritmo Político no Fim de Ano
O que deve movimentar a semana no Brasil
Com o recesso do final de ano se aproximando o cenário político começa a esfriar no Brasil ao menos por enquanto, e dados econômicos se tornam os principais destaques.
Boletim Focus
Amanhã (segunda-feira 03) o Boletim focus deve ser liberado, com a expectativa média do mercado sobre diversos indicadores, como PIB, inflação e juros nos próximos meses e anos.
Expectativa de inflação em alta, mas ainda sob controle
Na terça, dados sobre a inflação devem ser liberados, a expectativa é de que o crescimento em Novembro quando comparado a Outubro seja de 0,51%.
Uma inflação acima do esperado é negativa para o mercado de ações, enquanto que um resultado abaixo é positivo.
Crescimento industrial também é destaque
Também serão liberados nessa semana, dados sobre o crescimento da produção industrial do país.
Um crescimento acima do esperado é positivo, indicado uma aceleração no crescimento econômico como um todo, enquanto um resultado abaixo do esperado é negativo.
Visão do consumidor sobre o aumento de preços
Por fim o CPI (Consumer Price Index) será anunciado no dia 07.
Esse indicador mostra a percepção de mudança de preços nos produtos e serviços do ponto de vista do consumidor final.
Um resultado acima do esperado é positivo, enquanto abaixo é negativo para o mercado de modo geral.
O que deve movimentar o mundo essa semana
Um pouco de paz na guerra comercial
No cenário global as conversas sobre a guerra comercial entre os EUA e China seguem sendo um importante driver.
Os lideres de ambos os países conversaram durante o G-20 na Argentina, e concordaram em não ampliar as tarifas nas negociações entre os países ao menos por hora.
Do lado dos EUA, Trump concordou em manter a taxação de cerca de 200 bilhões em produtos Chineses em 10%, ao invés dos 25% que havia prometido para o fim do ano.
Já do lado Chinês, o presidente Xi, concordou em realizar compras, cujo o valor ainda não foi definido, mas foi dito como “bastante substancial” de produtos americanos para reduzir o déficit comercial entre os países.
Reunião da OPEC para definir rumos do petróleo
Nessa semana também ocorre a reunião da OPEC, em conjunto com a Russia e outros grandes produtores de petróleo para definir a política de produção nos próximos seis meses.
A expectativa é de que seja acordada uma redução nos níveis de produção, para reduzir a oferta e aumentar os preços nos próximos meses.
Expectativa sob os próximos passos do FED
Outro acontecimento relevante para a essa semana é o pronunciamento de Jerome Powell do FED.
Ele fará um pronunciamento na próxima quarta-feira (5), e o mercado está na expectativa de que ele confirme a sua posição de que a taxa de juros está levemente abaixo do que seria uma “taxa neutra”, sendo assim, apesar de novos aumentos ainda serem esperados, o aumento total deve ser baixo nos próximos meses.
Dados sobre o emprego nos EUA devem ser liberados
Por fim, o “U.S Labor Department” (Algo próximo do Ministrério do Trabalho), deve anunciar os dados de emprego dos EUA (Payroll) referentes a novembro na sexta.
A expectativa é de que os dados demonstrem um crescimento um pouco abaixo do visto em outubro.