Em meio a um processo de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), o banco digital Modalmais (MODL11) reforçou o portfólio com mais duas novas compras, anunciadas na tarde desta sexta-feira (9).
O Modalmais adquiriu a startup Refinaria de Dados, com foco em desenvolvimento de produtos digitais para o mercado financeiro, baseados em processamento de big data, inteligência artificial e machine learning.
De acordo com o banco, a aquisição “vem para acelerar o uso de inteligência de dados da casa e compartilhados através do open-finance.”
O objetivo é utilizar a infraestrutura e tecnologia de coleta, pré-processamento, análise e visualização de dados da Refinaria para melhorar a compreensão das necessidades de clientes e parceiros.
A empresa de análise de dados já trabalhou com mais de 20 mil fontes de dados, desenvolvendo 900 algoritmos de machine learning e aprendizado profundo.
Modalmais adquire Carteira Global
Além disso, o banco digital também comprou a plataforma de gerenciamento e consolidação de carteiras de investimentos Carteira Global. Não obstante, os fundadores Gabriel Cantu, Lucas Bastianik e o sócio Renato Ishihara continuarão à frente da plataforma tocando o negócio no dia a dia.
A companhia oferece serviços tanto para investidores quanto assessores e consultores financeiros, disponibilizando ferramentas de análise com informações e estatísticas de:
- títulos públicos;
- debêntures;
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs);
- Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRAs);
- fundos de investimento;
- fundos imobiliários;
- ações;
- Exchange-Traded Funds (ETFs);
- Brazilian Depositary Receipts (BDRs).
A Carteira Global também auxilia na prospecção de novos clientes e oferece um comparador e simulador de investimentos, além de disponibilizar ferramenta de análise de correlação histórica dos ativos em períodos customizáveis.
Ambas as compras do Modalmais foram da totalidade do capital das companhias e ainda estão sujeitas à aprovação pelo Banco Central (BC).