Ibovespa abre estável, de olho na segunda onda do coronavíurus nos EUA

O Ibovespa abriu de forma estável nesta quinta-feira (12), em correção após o forte rali do início desta semana. As bolsas mundiais também operam em queda nesta manhã, atentas ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), sobretudo nos Estados Unidos, o que pode trazer novas implicações à economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

A cotação do Ibovespa, por volta das 10h30, recuava 0,08%, para 104.762 pontos. Os investidores estão cada vez mais preocupadas com os possíveis novos impactos da pandemia na economia. Na última quarta-feira (11), o governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que bares, restaurantes e academia fecham às 22h, e ressaltou que um novo aumento nos níveis de infecção podem levar a mais restrições.

Os casos do coronavírus nos Estados Unidos atingiram um novo recorde na última quarta-feira, de 144 mil casos, com pelo menos nove estados registrando recordes em número de casos. O número de pacientes com Covid-19 em UTIs totalizaram 12.518 até a última noite, maior patamar desde 5 de maio.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na última segunda-feira (9), a Pfizer e a BioNTech disseram que o medicamento que está sendo desenvolvida pelas empresas apresentou uma eficácia de 90% em pacientes que não manifestaram sintomas do vírus. Especialistas, no entanto, estão levantando questionamentos sobre quando essa vacina estaria amplamente disponível.

Ainda no que se refere às vacinas, a farmacêutica Moderna disse, na última quarta-feira, que os testes da fase três haviam acumulado casos suficientes de contamição pelo vírus para enviar os resultados preliminares para uma equipe de monitoramento.

No Brasil, a Anvisa autorizou a retomada dos testes do Coronavac menos de 24 horas após ter suspendido o processo com a alegação de que houve um “evento adverso grave”. Vale lembrar que, em outubro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a compra de 46 milhões de doses da Coronavac do Instituto Butantan, pouco antes de ser desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nesta manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o volume de serviços no Brasil cresceu 1,8% em setembro frente a agosto. Na comparação sem ajuste sazonal com setembro do ano passado, houve queda de 7,2% na atividade do setor, recuo menor que o esperado pelos economistas. A mediana das estimativas compilada no consenso Bloomberg apontava para um tombo de 7,8%.

Na próxima quinta-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, e o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, estão entre os palestrantes do fórum on-line Central Banks in a Shifting World (Bancos Centrais em um mundo em mudança) da autoridade monetária europeia, onde devem passar suas perspectivas para a economia global.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,45%
  • Londres (FTSE 100): -0,94%
  • Frankfurt (DAX 30): -1,40%
  • Paris (CAC 40): -1,62%
  • Milão (FTSE/MIB): -1,23%
  • Hong Kong (Hang Seng): -0,22% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,11% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,68% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quarta-feira com uma leve baixa de 0,25%, a 104.808,83 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno