Alibaba registra lucro líquido de US$ 4 bilhões, queda de 63%
O Alibaba Group Holding, gigante chinês do e-commerce, registrou lucro líquido de US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 22 bilhões) no segundo trimestre fiscal. Esse valor representa uma queda de 63% no lucro em comparação com o mesmo período no ano passado. Segundo a empresa, o resultado de 2019 teve o acréscimo da participação de 33% no Ant Group.
A receita líquida cresceu 30%, para US$ 22,8 bilhões, um pouco acima das estimativas dos analistas ouvidos pela Refinitv que projetavam uma receita de US$ 22,5 bilhões.
O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) apresentou crescimento de 28%, para US$ 7 bilhões. “Entregamos outro trimestre sólido, com crescimento de receita de 30% ano a ano e Ebitda ajustado de 28% ano a ano”, disse o diretor financeiro do grupo Maggie Wu.
Os consumidores ativos anuais de varejo do Alibaba na China alcançaram 757 milhões, aumento de 15 milhões em relação ao período de doze meses encerrado em 30 de junho de 2020 (primeiro trimestre fiscal).
“Nosso principal negócio doméstico de comércio continuou a crescer de forma constante durante o ambiente pós-covid-19 na China, por meio de maior frequência de compras e gastos do consumidor”, informou o diretor.
O caixa líquido do Alibaba gerado pelas atividades operacionais foi de US$ 7,9 bilhões e o fluxo de caixa livre foi de US$ 5,9 bilhões.
“Continuamos focados em nossos três motores de crescimento de longo prazo — consumo doméstico, computação em nuvem e inteligência de dados — para capturar efetivamente as oportunidades das mudanças em curso na demanda do consumidores”, disse wu.
“Estamos felizes em ver que nossos investimentos estratégicos estão começando a melhorar a eficiência operacional e o efeito da escala”, concluiu o diretor do Alibaba.