Superintendência do Cade aprova fusão de Fiat Chrysler e Peugeot
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a fusão das empresas Fiat Chrysler e Peugeot, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). Anunciado em outubro do ano passado, o negócio foi avaliado em US$ 50 bilhões.
Segundo consta de parecer do Cade, após o fechamento da operação a Peugeot deixará de existir de modo isolado e a Fiat Chrysler será a entidade sobrevivente, que a partir da data de fechamento será denominada Stellantis.
As duas empresas disseram ao Cade que a Stellantis será o quarto maior grupo automotivo do mundo, atrás da Volkswagen, Renault-Nissan e Toyota, em termos de volume de vendas. As companhias informaram ainda que a sede do novo grupo ficará na Holanda, mas a listagem de ações continuará nas bolsas de Paris, Milão e Nova York.
Acionistas da Peugeot assumirão os riscos da fusão com Fiat, diz banco
Os riscos da fusão entre a montadora francesa PSA (controladora da Peugeot) e a ítalo-americana Fiat Chrysler poderá pesar mais para os acionistas da francesa. A análise foi feita no ano passado pelo banco alemão, Deutsche Bank.
“Os acionistas da Peugeot estão assumindo todos os riscos, como o de implementar a reestruturação e o de gerenciar todas a complexidade de uma nova entidade, enquanto os acionistas da Fiat receberão um bom dividendo em troca de paciência”, disse o analista do banco Gaetan Toulemonde.
Os acionistas de cada empresa serão donos de 50% da nova montadora resultado da fusão. Os investidores da Fiat receberão um dividendo de 5,5 bilhões de euros (R$ 24,47 bilhões, aproximadamente). Já a PSA distribuirá sua participação na fabricante Faurecia SE, no valor de, aproximadamente, 3 bilhões de euros aos acionistas.
O conselho da montadora unificada será formado por 11 membros, sendo seis da Peugeot, incluindo o CEO Carlos Tavares, que irá liderar a nova companhia. O presidente da Fiat, John Elkann, terá o mesmo cargo no grupo unificado.
Com informações do Estadão Conteúdo.