Gol decide rever plano de incorporação com a Smiles
A Gol vai revisar o plano de incorporação da companhia de redes de fidelidade de clientes Smiles.
A proposta inicial, que indicava a migração da Gol para o Novo Mercado foi rejeitada por uma comissão da B3. Além disso, o governo eliminou limites para investimento estrangeiro no setor.
De acordo com a companhia aérea, a Comissão de Listagem da Câmara Consultiva de Emissores e Estruturadores de Ofertas da B3 não admitiu a migração da Gol para o Novo Mercado.
Isso porque com a nova estrutura proposta pelo grupo, a Smiles iria ficar sob uma sociedade anônima fechada. Desta forma, os acionistas da empresa não teriam nenhum direito político sobre a Smiles.
Após a restrição, a companhia afirmou que vai analisar novas opções, tendo em vista o atual cenário do setor aéreo nacional.
Saiba mais: A fusão de Embraer e Boeing: relembre o caso desde o início
Capital estrangeiro
O presidente Michel Temer assinou na última semana uma medida provisória que autoriza até 100% de injeção de capital estrangeiros nas aéreas nacionais.
Desta forma, a medida dá espaço para que empresas de outros países possam aumentar suas participações ou até assumir o controle das companhias aéreas brasileiras.
Ações Smiles x Gol
Em outubro, quando foi anunciado os planos de reestruturação, as ações da Smiles recuaram mais de 15%. Entretanto, os papéis da Gol cresceram quase 75%. Em 15 de outubro, primeiro pregão após a proposta ser anunciada, as ações da Smiles caíram quase 40%.