iFood anuncia compra do SiteMercado, investindo no setor de mercados

O iFood informou, nesta quarta-feira (16), a aquisição do SiteMercado. A empresa faz a intermediação de vendas on-line de mercados e mercearias, setor que apresentou forte crescimento nos últimos meses em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A aposta do iFood foi criada em 2015, e é sediada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Na prática, o SiteMercado opera como um white label digital, fazendo com que pequenos negócios possam ter seus próprios canais de comércio eletrônico. Atualmente, o site posusi vendedores em 476 cidades e em 24 estados do Brasil.

A startup de entregas à domicílio comprou 100% do negócio, por um valor não revelado, mas que indica a aposta do iFood no segmento para elevar a diversificação e expansão das receitas da companhia, a qual na opera no setor desde o ano passado por meio do iFood Mercado, que conta com 2,1 mil vendedores.

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O SiteMercado, entretanto, continuará operando de foram independente, com esquemas próprios para pagamentos e para entregas dos pedidos. Segundo Henrique Iwamoto, vice-presidente de negócios do iFood, em entrevista à agência de notícias “Reuters”, “são negócios complementares, mas vemos muitas chances de sinergias no futuro”.

O executivo mencionou a possibilidade de que as marcas, em conjunto, possam chegar a todos os municípios do País, onde, atualmente, somente uma delas atende. O startup atua em aproximadamente mil cidades do Brasil.

iFood prevê expansão ainda neste ano

O iFood espera que seu braço de supermercados chegue a 3 mil vendedores em 250 cidades até o fim deste ano, sobretudo por conta da nova aquisição. Segundo informações do iFood Mercado, as vendas cresceram 240% em relação a março, primeiro mês em que os efeitos da crise gerada pelo coronavírus passaram a ser observados, junto às medidas de isolamento social.

O negócio demonstra que grandes empresas de comércio eletrônico estão se movimentando para pegar carona no crescimento do setor também para segmentos de operações quase totalmente presenciais, como o de supermercados, em meio à pandemia.

A B2W (BTOW3), após ter comprado a Supermercado Now em janeiro deste ano, anunciou, em maio, a parceria com o supermercadista BIG (que adquiriu as operações do Walmart no Brasil) para integração de plataformas de venda. O Mercado Livre (NASDAQ: MELI) também entrou na onda e passou a realizar a venda direta de produtos de supermercado por meio de sua plataforma, se tornando, de certa forma, concorrente do iFood.

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Jader Lazarini

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