IRB Brasil (IRBR3) apresenta representação criminal sobre irregularidades contábeis
O IRB Brasil Resseguros (IRBR3) informou, nesta segunda-feira (17), via fato relevante, que apresentou representação criminal ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro sobre irregularidades encontradas nas demonstrações contábeis da empresa. A companhia, entretanto, não disse, em seu comunicado, quem são os alvos da representação.
A companhia destacou que estão incluídas as irregularidades divulgadas em 18 de fevereiro de 2020, “conforme desvios e manipulações contábeis, entre outras irregularidades identificadas pelas investigações internas e forenses realizadas, que levaram ao refazimento das demonstrações financeiras do exercício de 2019, conforme divulgado no Fato Relevante de 29 de junho de 2020″.
No comunicado assinado por Werner Romera Suffert, vice-presidente executivo financeiro e de relações com investidores, a empresa informou que irá apresentar uma cópia da referida representação criminal à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), considerando, também, que as irregularidades e manipulações contábeis identificadas cuidavam de informações destinadas aos reguladores.
Todos esses imbróglios recentes da IRB tiveram início no começo deste ano, quando a gestora Squadra divulgou uma carta pública alegando que havia uma série de erros no balanço da resseguradora. Com isso, diversas polêmicas internas começaram a atingir a empresa, o que levou até à saída do CEO e do CFO da resseguradora e ao refazimento das demonstrações financeiras.
Há cerca de um mês, a IRB Brasil anunciou novas medidas contra irregularidades internas encontradas. “Além de substituir integralmente a diretoria do IRB Par, a companhia informa que iniciou um processo de integração do IRB Par em todas as áreas de back office, aos controles e gestão do IRB Brasil RE, com o objetivo de reduzir eventuais riscos futuros, por meio da referida readequação de controles internos e compliance”, informou a empresa em comunicado enviado à CVM.
IRB Brasil recebe aporte de R$ 600 milhões de bancos
O IRB Brasil informou, no dia 3 de agosto, que recebeu um aporte de cerca de R$ 600 milhões do Bradesco Seguros S.A. e do Itaú Seguros S.A. O investimento dos acionistas do IRB foi realizado no âmbito do aumento de capital privado da empresa. De acordo com o comunicado, o aporte é resultado da subscrição e integralização de ações no exercício dos direitos de subscrição. O pagamento foi realizado em dinheiro, à vista.