Fed alerta sobre o caminho incerto para a recuperação econômica
O Federal Reserve (Fed) divulgou nesta sexta-feira (12) um relatório avaliando o impacto da pandemia do coronavírus (covi-19) na economia. Nele, a instituição norte-americana vê tensões nas empresas e na população, dificultando a volta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a diminuição da taxa de desemprego nos Estados Unidos.
Nesse relatório semestral apresentado ao Congresso estadunidense, o Fed indicou que o PIB do país provavelmente se contrairia “em ritmo acelerado” no segundo trimestre, depois de “cair bruscamente” no primeiro.
“A atividade econômica global no primeiro semestre do ano passou por uma contração acentuada e sincronizada maior que a da crise financeira global” há mais de uma década, disse a autoridade monetária. No cenário doméstico, acrescentou, “o caminho a seguir é extraordinariamente incerto”.
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
Apesar das políticas monetárias terem causado um efeito positivo nos mercados acionários, o Banco Central norte-americano relatou que muitos indivíduos ainda não tiveram acesso a empréstimos devido a um histórico de crédito ruim. Além disso, o Fed explicou que o momento apresenta diversos riscos para bancos e outras instituições financeiras.
“Espera-se que a vulnerabilidade do setor financeiro seja significativa no curto prazo”, segundo o relatório. “As tensões nos balanços das famílias e das empresas, devido aos choques econômicos e financeiros desde março, provavelmente criarão fragilidades persistentes”.
O Fed realçou que embora a taxa de desemprego tenha diminuído para 13,3% em maio, ela é “ainda muito elevada”. Além disso, a instituição monetária explicou que os trabalhadores com salários menores, desproporcionalmente pertencentes a grupos minoritários, como negros e latinos, foram os mais atingidos pelos efeitos do coronavírus.
Fed pede ajuda ao governo
Em uma coletiva de imprensa realizada após a divulgação do relatório, o presidente do Fed, Jerome Powell disse que “estamos fazendo um bom trabalho ao longo desses primeiros meses, mais do que um bom trabalho”.
Veja também: Diretores do Fed planejam manter juros inalterados até 2022
No entanto, Powell concluiu seu comentário indicando que além da política monetária do Fed, a recuperação econômica dos EUA pode exigir mais ações do Congresso e da Casa Branca, com seus poderes de tributação e gastos.