Shoppings em SP podem reabrir na quinta ou sexta, diz jornal
Os shoppings centers da capital paulista podem conseguir reabrir suas atividades, na próxima quinta-feira (11) ou sexta-feira (12), com horário de funcionamento reduzido. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
Segundo o jornal, o funcionamento dos shoppings seria das 16h às 20, sendo gradativamente normalizado ao longo das próximas semanas. O acordo foi acertado na manhã desta terça-feira (9) junto ao presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Eduardo Tuma.
As associações do setor deverão assinar um termo de cooperação com a prefeitura, liberando as atividades a partir da próxima quinta-feira.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
Até a noite da última segunda-feira (8), as conversas com vereadores se tratava de reabrir tais comércios apenas na próxima sexta-feira (12), Dia dos Namorados, o que costuma gerar um grande movimento no comércio. Mas, segundo o “Valor”, nesta terça-feira surgiram informações de que a reabertura parcial poderá ser realizada antes.
“O Tuma quer manter quatro horas nessa semana, então eu vou entrar com grande argumento com ele, e brigar para ter mais tempo logo depois que o prefeito fizer o anúncio [da reabertura]. Aumentar horas será para evitar congestionamento de gente”, disse Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Logistas de Shoppings (Alshop) a associados, segundo apurou o jornal.
A ideia dos shoppings seria passar já na próxima semana para a fase amarela do Plano São Paulo, do governo do estado. Nesta fase, os empreendimentos poderiam reabrir com a capacidade limitada a 40%, horário reduzido para seis horas e adoção de protocolos padrão específicos. As praças de alimentação, contudo, ainda serão proibidas.
Quando questionado nas últimas semanas acerca da possibilidade de aumento das infecções nas áreas comuns dos shoppings, o setor têm dito que foram definidos procedimentos de higienização e controle de acesso aos locais.
O plano dos shoppings têm sido trabalhar junto à prefeitura da capital para conseguir reabrir os empreendimentos todos os dias, para, então, aumentar o horário de funcionamento com o objetivo mitigar a concentração de visitantes.