Itaú pagará R$ 13,75 mi por cobrança indevida de tarifas aos clientes
O Banco Central (BC) alcançou um acordo nesta quinta-feira (4) com o Itaú Unibanco (ITUB3;ITUB4), que pagará R$ 13,75 milhões por cobrança indevida de taxas aos seus clientes. A quantia será paga pelo próprio Itaú e 15 executivos e ex-funcionários do banco.
Além de ter assinado um termo de compromisso com a autoridade monetária central, o banco também se comprometeu a devolver o dinheiro a todos os clientes que pagaram as tarifas irregulares. O Itaú retornará um total de R$ 75,691 milhões, sendo que até o momento, depositou R$ 57,574 milhões.
Em uma nota enviada ao SUNO Notícias, o Itaú Unibanco confirmou o acontecimento e explicou que a cobrança ocorreu por problemas operacionais e sistêmicos. Segundo a instituição financeira, “o maior montante foi cobrado em razão de problemas em sistemas que processavam operações de cartão de crédito e de crédito consignado adquiridas de terceiros pelo Itaú Unibanco nos últimos anos.”
No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!
No entanto, o banco reiterar na nota que grande parte do montante cobrado de forma irregular já foi reembolsada mesmo antes de firmar o termo de compromisso com o Banco Central. Além disso, informou que “processos foram alterados para que situações semelhantes não voltem a ocorrer e reafirma seu compromisso de ter o cliente no centro de suas decisões e ações.”
Itaú reembolsará clientes afetados pela cobrança
Após assinar do termo de compromisso, o que ainda não ocorreu, o banco terá um prazo de quinze dias úteis para ressarcir o resto de seus clientes que ainda não receberam o dinheiro.
Veja também: Itaú disponibilizará crédito imobiliário atrelado à poupança a grupo de construtoras
O acesso à verba dependerá de cada pessoa pois o Itaú informou que o reembolso será realizado por meio de crédito em conta ou fatura de cartão de crédito com saldo devedor.