Latam apresenta prejuízo líquido de R$ 11,7 bilhões no 1T20

A Latam Airlines registrou um prejuízo líquido de US$ 2,2 bilhões (cerca de R$ 11,74 bilhões) referente ao primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, a companhia havia apresentado um prejuízo 35 vezes menor, de US$ 60 milhões (cerca de R$ 320,09 milhões).

Durante os três primeiros meses deste ano, a receita da Latam caiu 6,8% na comparação anualizada, indo para US$ 2,35 bilhões (cerca de R$ 12,54 bilhões). Segundo o maior grupo aéreo da América Latina, o resultado é explicado por uma queda no ganho de capital, na ordem de US$ 1,73 bilhão (cerca de R$ 9,23 bilhões).

De acordo com a Latam, isso ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e não afeta o caixa. “A perda contábil é uma consequência natural do impacto da Covid-19 sobre toda a indústria, e naturalmente os ativos das empresas aéreas se desvalorizaram diante da impossibilidade de operar”, disse o CEO da empresa, Roberto Alvo, em comunicado.

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Todavia, por mais que a oferta de voos da companhia tenha sido reduzida em função da queda da demanda, o resultado operacional foi 17% superior. Segundo o balanço trimestral, isso ocorreu devido ao corte de despesas com pessoal, combustível, serviços de passageiros e arrendamentos e tarifas.

A dívida líquida da empresa encerrou março em US$ 7,6 bilhões (cerca de R$ 40,55 bilhões), um incremento de US$ 385 milhões (R$ 2,53 bilhões) em relação ao mesmo período de 2019.

“[O crescimento da dívida veio] como resultado da linha de crédito rotativa de US$ 505 milhões [R$ 2,7 bilhões] durante março. Apesar disso, a alavancagem permaneceu estável em 4x desde dezembro de 2019. No restante de 2020, a empresa possui vencimentos de dívida de US$ 726 milhões [R$ 3,9 bilhões]”, diz o relatório.

Ademais, a companhia também salientou que ainda está em processo de avaliação quanto às suas necessidades de frota para os próximos anos.

Recuperação judicial da Latam

Na última terça-feira (26), a Latam entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.

“Diante dos efeitos da Covid-19 no setor mundial de aviação, esse processo de reorganização oferece à Latam a oportunidade de trabalhar com os credores do grupo e outras partes interessadas para reduzir sua dívida, acessar novas fontes de financiamento e continuar operando, enquanto adapta seus negócios a essa nova realidade”, informou a companhia em nota.

Confira: Latam suspende pagamento de dividendos de 2019

As operações no Brasil, assim como no Paraguai e na Argentina, não estão incluídas no processo de reorganização, de acordo com o comunicado. “A entidade da Latam no Brasil está em discussão com o governo brasileiro sobre próximos passos e suporte financeiro às operações brasileiras”, informou a aérea.

A companhia informou que segue negociando com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um pacoto de auxílio financeiro para sua operação brasileira.

“Vamos seguir falando com o BNDES e com o governo brasileiro. Estou confiante que vamos encontrar uma solução”, disse Alvo. O executivo afirmou que o BNDES já enviou uma proposta de empréstimo à Latam. No entanto, o grupo entendeu que a estrutura da dívida é “um pouco complexa” para sua operação.

Jader Lazarini

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