Magazine Luiza (MGLU3) tem queda do lucro líquido de -76,7% no 1T20

O Magazine Luiza (MGLU3) registrou uma queda do lucro líquido de -76,7% no primeiro trimestre de 2020. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira (25).

Nos primeiros três meses desse ano o lucro líquido foi de R$ 30,8 milhões, contra os R$ 132,1 milhões do mesmo período do ano passado. A margem líquida do Magazine Luiza, por sua vez, foi de 0,6% no primeiro trimestre, contra 3,1% no mesmo período do ano passado.


Por sua vez, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) registrou uma queda de 15,9%, passando de R$ 395,4 milhões para R$ 332,6 milhões. A Margem Ebitda passou de 9,1% para 6,4%, com uma redução de 2,7 pontos no período.

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Por outro lado, a receita bruta cresceu 22,1%, passando de R$ 5,3 bilhões entre janeiro e março de 2019 para R$ 6,4 bilhões no mesmo período do ano passado. A receita líquida, por sua vez, aumentou 20,9%, em R$ 5,2 bilhões contra R$ 4,3 bilhões do mesmo período do ano passado.

A dívida líquida subiu para R$ 3,9 bilhões no final de 2019. Por sua vez, o caixa líquido da empresa encerrou em R$ 7,1 bilhões.

No caso do caixa, a empresa salientou como “nos últimos 12 meses, a posição de caixa líquido ajustado aumentou de R$1,4 bilhão em mar/19 para R$3,8 bilhões em mar/20, em função da geração de caixa da Companhia, dos investimentos e aquisições realizados, bem como da oferta subsequente de ações concluída em nov/19”.

O Magazine Luiza encerrou o 1T20 com uma posição total de caixa de R$4,6 bilhões, considerando caixa e aplicações financeiras de R$2,6 bilhões e recebíveis de cartão de crédito disponíveis de R$2,0 bilhões.

Além disso, a varejista concluiu no início deabr/20 uma emissão de debêntures de R$800,0 milhões, elevando a sua posição de caixa total para R$5,4bilhões.

Magazine Luiza aumenta vendas totais e no e-commerce

As vendas totais aumentaram 34%, alcançando R$ 7,7 bilhões. O Magazine Luiza destacou que “as vendas do e-commerce cresceram 72,6% no 1T20, comparado ao crescimento do mercado de 23,8% (E-bit), e representaram 53,3% das vendas totais”.

No e-commerce tradicional, as vendas cresceram 47,5% e o marketplace contribuiu com vendas adicionais de R$1,2 bilhão, crescendo 184,8% e representando 30,1% do e-commerce total.

O app do grupo varejista alcançou 21 milhões de usuários ativos mensais (incluindo, além do Superapp do Magalu, os aplicativos Netshoes, Zattini e Época Cosméticos).

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Segundo o Magazine Luiza “as vendas nas unidades físicas teriam crescimento de 8%, não fosse o fechamento total da operação física a partir de 20 de março. (As vendas totais seriam 500 milhões de reais maiores, caso o fechamento não tivesse ocorrido.)”

Carlo Cauti

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