Buscapé tem acusação contra o Google arquivada pelo Cade
Segundo despacho divulgado nesta quarta-feira, 21 de novembro, a Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou um processo de acusação do Buscapé contra o Google.
A acusação do Buscapé foi iniciada em 2011, o site de comparação de preços acusa o grupo norte-americano de conduta anticompetitiva.
Segundo a empresa brasileira o: “Google Shopping nas primeiras posições da primeira página dos resultados das ‘buscas orgânicas’ do Google Busca faz com que comparadores de preço rivais do Google Shopping percam audiência, cliques e receita, do que resultam preços maiores para o consumidor final”.
Enquanto a multinacional dos Estados Unidos defende que a prática é uma inovação benéfica ao consumidor e que não viola a lei antitruste.
O Cade arquivou a acusação do Buscapé “em virtude da inexistência de indícios de infração à ordem econômica”, todavia o órgão reconheceu que comparadores de preços perderam relevância nos últimos tempos, porém não há como definir se é resultado de práticas do Google.