Lojas Americanas (LAME4) emitirá R$ 500 mi em debêntures
A Lojas Americanas (LAME4) informou, na noite da última quarta-feira (20), por meio de um comunicado ao mercado, que emitirá R$ 500 milhões em debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em série única. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da empresa.
O objetivo da empresa é reforçar o caixa no âmbito da gestão ordinária de seus negócios, em meio a crise provocada pelo coronavírus (Covid-19). Cada papel de R$ 10 mil, das 50 mil debêntures ofertadas, terá juros de 100% da variação acumulada das taxas médias diárias dos DI (CDI) mais um spread de 3% ao ano.
Os valores serão pagos a cada semestre e as debêntures possuem um prazo de vencimento de três anos a partir da data de emissão.
Resultado da Lojas Americanas no 1T20
A Lojas Americanas apresentou prejuízo atribuído aos controladores de R$ 49,2 milhões no primeiro trimestre deste ano. O valor representa uma diminuição de 8% do prejuízo registrado no mesmo período do ano passado. O balanço da companhia foi divulgado no dia 7 de maio.
A receita da empresa registrou alta de 14,2% nos três primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo intervalo de 2019, para R$ 4,06 bilhões. A receita líquida das unidades físicas cresceu 4,3%, para R$ 2,4 bilhões, na comparação ano a ano. As operações de e-commerce avançaram 32,3% na receita líquida do trimestre encerrado em março, para R$ 1,7 bilhão.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) consolidado teve queda de 1,8%, para R$ 583 milhões. De acordo com a Lojas Americanas, a queda no Ebitda foi puxada pelo aumento nas provisões para potenciais desvalorizações de estoques.
Em seus negócios online (e-commerce), a Americanas apresentou um crescimento de 35%. O volume foi puxado pelo aumento na frequência de compra e novos clientes. “Em abril, tivemos uma forte aceleração, com o número de pedidos crescendo 83%”, informou a empresa em seu balanço.
Com o crescimento das operações online, consequentemente o número de visitas a sites e aplicativos da Lojas Americanas também cresceu, em 45%. Dessa forma, a empresa chegou as 659 milhões de visitas no trimestre encerrado em março.