Apple adquire títulos antigos para fazer frente a concorrentes com TV+
A Apple (NASDAQ: AAPL) adquiriu filmes e programas antigos, com o intuito de utilizá-los em sua plataforma de streaming Apple TV+, expandir seu catálogo e fazer frente a concorrentes, como a Netflix (NASDAQ: NFLX) e Disney+.
Segundo a agência de notícias Bloomberg, os executivos da empresa aceitaram as propostas de estúdios de Hollywood para a compra de títulos antigos para incorporá-los. A novidade muda sutilmente a estratégia da Apple TV+, lançado em novembro do ano passado, apenas com programas originais.
A gigante da tecnologia, no entanto, ainda não comprou grandes franquias ou blockbusters para seu novo empreendimento, mantendo o objetivo da plataforma em utilizar títulos inéditos.
A Apple TV+, todavia, passa a se assemelhar com seus concorrentes, e procurará fazer frente com as novas produções. A receita de mesclar títulos novos com antigos tem feito sucesso na indústria, vide a ascensão além da Netflix e da Disney+, mas também como do Hulu e do Prime Video, streaming da Amazon (NASDAQ: AMZN).
Embora a Apple possui menos de 30 filmes e programas originais em sua plataforma, em comparação com os milhares da Netflix, é mais barato que os demais. Nos Estados Unidos, o custo é de somente US$ 4,99, enquanto no Brasil é de R$ 9,90 (mesmo preço do Prime Video, que inclui outros serviços). A Apple TV+, além disso, é gratuito por um ano para quem compra produtos novos da companhia.
Até recentemente, a Apple evitava adquirir títulos consagrados e antigos como os utilizados em outras plataformas, entretanto, buscava trabalhar com parceiros de mídia. A ferramenta possui recursos de assinatura incorporados para serviços como HBO, Showtime e Starz.
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Essa estratégia, todavia, trouxe resultados opostos. Segundo a Bloomberg, embora cerca de 10 milhões de pessoas tenham assistido a TV+ em fevereiro deste ano, apenas metade do total usam o serviço de forma ativa. Esses números são ofuscados pelos concorrentes: a Disney+ atingiu 10 milhões de assinantes apenas no dia de estreia, enquanto a Netflix somou 16 milhões de clientes no primeiro trimestre deste ano.
Mesmo assim, o TV+ colaborou para a expansão do segmento de serviços da companhia durante os três primeiros meses deste ano, contribuindo com 23% da receita total da empresa, somando US$ 13,3 bilhões (cerca de R$ 76,38 bilhões).
A Apple não informou a receita gerada exclusivamente com a TV+, ou seu número total de clientes. O CEO da empresa, Tim Cook, no entanto, disse recentemente que o número de assinates foi elevado devido as pessoas estarem mais tempo em casa, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).