M. Dias Branco (MDIA3) prevê alta na busca por produtos mais baratos

A M. Dias Branco (MDIA3) informou nesta segunda-feira (11) que projeta um aumento da busca por produtos mais baratos após a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a companhia de alimentos, os consumidores passarão a comprar produtos de menor valor agregado, em detrimento de produtos premium. Segundo a M. Dias Branco, isso deve ocorrer em função da recessão da economia brasileira e, consequentemente, da queda na renda familiar.

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“No começo do ano havia previsões de crescimento da economia. Agora as perspectivas são de recessão. É óbvio que a perda de renda vai gerar retração de consumo mas, como temos marcas acessíveis, o que pode acontecer eventualmente, dependendo da queda na renda, é a piora no mix. É as pessoas preferirem produtos de menor valor agregado”, pontuou o vice-presidente de investimentos e controladoria da M. Dias Branco, Gustavo Theodozio.

“Hoje temos 19 marcas que cobrem mais de 90% dos preços disponíveis do mercado. Então, conseguimos capturar qualquer movimento de migração para produtos de preços mais baixos ou mais altos. A partir da covid-19 vimos um aumento de vendas no atacarejo e nos supermercados, o que também explica a mudança no preço médio”, avaliou o diretor de novos negócios e relações com investidores da fabricante, Fabio Cefaly.

M. Dias Branco registra aumento no volume de vendas

A fabricante reportou um crescimento no volume de vendas no primeiro trimestre de 2020, de 25,1% em biscoitos; 27,3% em massas; 19,3% em farinha e farelo; 17,3% em margarina e gordura.

M. Dias Branco também relatou o aumento do preço médio por quilo de 1,5% no período, com acréscimo de 1,1% em massas; 2,3% em farinha e farelo; 8,1% em margarina e gordura. Biscoitos tiveram queda de 1,4% no preço médio.

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Nesse sentido, o executivo afirmou que a companhia registrou uma queda no preço médio de biscoitos mais concentrados, sinal de que as pessoas estão buscando itens de custo menor.

Além disso, a companhia verificou uma maior procura por produtos com menor custo na região do Nordeste. Segundo a M. Dias Branco, o Nordeste e o Norte corresponderam por 62,9% das vendas da empresa no primeiro trimestre deste ano. Enquanto, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as vendas tiveram aumento de 34,5%.

“Temos liderança consolidada no Nordeste há muito tempo e hoje estamos fortalecendo as vendas no Sul e Sudeste, principalmente. Percebemos que a migração para produtos de preços mais baixos no Nordeste está sendo neutralizada pela expansão da M. Dias Branco no Sudeste e no Sul, que consome mais produtos de maior valor agregado”, salientou Theodozio.

A M. Dias Branco ainda informou que realizou um reajuste médio nos preços de seus produtos de 6% no mês de fevereiro. A companhia estuda um novo reajuste no segundo trimestre para compensar parte da desvalorização do real frente ao dólar.

Arthur Guimarães

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