Moody’s prevê que economia global deve entrar em recessão

Após uma teleconferência feita nessa sexta-feira (27) a agência de classificação de risco Moody’s Analytics, anunciou que a economia mundial deve entrar em recessão em 2020 e revisou negativamente a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) que deve ter queda de 2,1% devido a crise do coronavírus.

De acordo com o economista-chefe da Moody’s, Mark Zandi, as revisões nas projeções estão acontecendo muito rapidamente, e por causa da pandemia e os números podem diminuir ainda mais.

“Vamos ver perda substancial de emprego” disse o economista salientando que os Estados Unidos já perdeu 3% do se PIB devido a paralisação de cidades por causa da pandemia.

Zandi ainda colocou que a crise afetou cadeias internacionais de produção e serviços. Desse modo, as ofertas sofreram grande impacto.

O economista-chefe indicou que as estimativas da agência amparam-se na previsão de que os maiores efeitos da pandemia materializem-se até o mês de maio. Desse modo, a Moody’s acredita que o segundo semestre do ano possa trazer melhora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/1420x240-Banner-Home.png

Para a China, a projeção é que o PIB caia 29% no primeiro trimestre do ano, depois se recupere com um aumento de 14,5% no segundo trimestre, seguido de outro aumento de 27,7% no terceiro.

Por fim, a Moody’s ressaltou que as incertezas em relação a pandemia como a duração dos períodos de quarentena e o exito das medidas adotadas pelos governos, tornam difícil prever o melhor caso.

Moody’s prevê queda no PIB brasileiro

Na última quarta-feira (25) a Moody’s informou que o PIB brasileiro deve cair em 1,6% em 2020. Entretanto, a agência prevê um avanço de 2,7% no próximo ano.

Além do corte no PIB do Brasil, a empresa também revisou para baixo suas projeções de crescimento para as outras economias que fazem parte do G20. Segundo o relatório divulgado pela agência, a estimativa é que o grupo registre contração de 0,5% neste ano, com alta de 3,2% em 2021.

Saiba mais: Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Para a Moody’s, os impactos da pandemia do novo coronavírus farão com que as economias do G20 enfrentem “um choque sem precedentes no primeiro semestre de 2020”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno