Febraban diz ver mandato de Galípolo à frente do BC como 'muito promissor'
O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, manifestou otimismo quanto ao futuro mandato de Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central.
Galípolo foi aprovado pelo Senado nesta terça (7), e inicia o mandato no começo do ano que vem.
“Reiteramos que vemos com muito promissor o futuro mandato à frente da autoridade monetária, desejando sucesso a Gabriel Galípolo como novo presidente daquela instituição”, disse Isaac, em nota divulgada no final da tarde.
Ele cumprimentou Galípolo pela aprovação “célere e tranquila”, bem como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e os senadores.
O presidente da Febraban afirmou ainda que o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem agido de forma correta desde que o nome de Galípolo para sucedê-lo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Aproveito para registrar a forma serena e institucional com que Roberto Campos Neto vem conduzindo a transição no Banco Central.”
Transição de Campos Neto para Galípolo
A transição entre Campos Neto e Galípolo é a primeira após a aprovação da independência do Banco Central pelo Congresso, e vem após o governo petista fazer uma série de críticas a Campos Neto devido à manutenção da taxa Selic acima de dois dígitos. Nos últimos meses, as críticas arrefeceram, após despertarem temores no mercado de interferência de Lula na autoridade monetária a partir da indicação de novos diretores.
Com Estadão Conteúdo