Cemig (CMIG4) deve seguir com ‘forte pagamento de dividendos’, diz XP
Após o roadshow da Cemig (CMIG4) no Rio de Janeiro, analistas da XP destacaram que a companhia elétrica passou uma visão positiva, “reforçando a trajetória por meio da excelência operacional, disciplina de capital e forte pagamento de dividendos“.
Segundo, a XP, no negócio de distribuição da Cemig, o agressivo plano de Capex está sendo implementado e seus resultados devem garantir um impacto positivo nos resultados futuros da empresa por meio de menor opex e maiores receitas.
“Na geração, uma solução para suas concessões vencidas é uma situação desafiadora, sendo uma possível renovação da concessão a melhor opção. Os mercados de energia estão voláteis devido à hidrologia recente, mas a Cemig conseguiu fechar sua posição e eliminar qualquer exposição potencial”, diz a casa.
Nesse sentido, a CMIG4 espera que o equilíbrio entre oferta e demanda possa ser alcançado antes (2028) do que o inicialmente esperado (2030).
A principal razão para isso é o maior consumo de energia experimentado nos últimos anos.
“Em relação às concessões hidrelétricas que expiram em breve, a Cemig tem a opção de renová-las como produtores independentes ou como cotas. Para isso, será necessária autorização legislativa. Em relação ao seu portfólio de energia no curto prazo (2024), a empresa fechou sua posição vendida anterior, uma vez que os riscos na hidrologia se tornaram maiores”, observam os especialistas.
Sobre os dividendos da Cemig, analistas da XP apontam: “dadas as expectativas da companhia sobre suas operações e a alavancagem controlada, o pagamento de dividendos deve permanecer elevado”.
Dividendos da Cemig hoje
Atualmente os dividendos da Cemig representam um yield de 16% conforme dados do Status Invest.
Isso, pois foram pagos R$ 1,83 por ação da Cemig no acumulado dos últimos 12 meses.