Selic chegará no fim do ciclo em 12%, diz Anbima
Segundo economistas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), a Taxa Selic deve fechar o ciclo de alta na casa dos 12%.
Ainda nesta quarta-feira (18) o Banco Central (BC) tomará uma decisão de política monetária. A expectativa do consenso é de uma alta na Selic em 0,25 ponto percentual (p.p.).
A avaliação dos economistas da Anbima é em linha com o consenso, de que o Comitê de Política Monetária (Copom) deve elevar a taxa em 0,25p.p.. Após isso, em mais 0,50p.p. em novembro e em dezembro e depois ainda haveria uma subida adicional de 0,25 ponto percentual em janeiro de 2025.
“As expectativas para o IPCA neste e no próximo ano continuam próximas do limite superior da meta. A resiliência da inflação vem sendo sustentada principalmente pela expansão dos gastos fiscais”, afirma Fernando Honorato, coordenador do Grupo Consultivo Macroeconômico da Anbima.
Para o grupo macro, a resiliência da inflação vem sendo sustentada sobretudo pela expansão dos gastos fiscais.
A trajetória do mercado de trabalho e, recentemente, o resultado do PIB do 2º trimestre, mostraram a economia mais aquecida do que o esperado e com o nível de atividade sendo puxado pela demanda. Em paralelo, contribui para esse ambiente de maior crescimento a forte expansão do ciclo de crédito doméstico.
Os especialistas da macroeconomia da Anbima ainda destacaram o fato de que o Banco Central estará subindo os juros ao passo em que o FED estará reduzindo.
Alguns economistas avaliam que a redução dos Fed Funds ajudará a economia brasileira, sobretudo através do canal de transmissão da taxa de câmbio, porém os efeitos seriam limitados diante do peso dos fatores domésticos (fiscal, inflação,etc).
Além disso, foi lembrado que os resultados das contas externas vêm apresentando uma piora, o que também contrabalanceia o movimento de valorização do Real.
Expectativa do consenso para a Selic
Conforme transparecido pela edição mais recente do Boletim Focus, o consenso do mercado financeiro espera que a taxa Selic termine este ano em 11,25%.
Já para o ano de 2025, o mercado espera uma Selic terminal em 10,50%.