Vale (VALE3) busca parceiro para Aliança Energia; entenda

A Vale (VALE3) informou que segue em busca de potenciais parceiros para a Aliança Geração de Energia, uma joint venture criada junto a Cemig (CMIG4), cujo foco está na geração de energia a partir de fontes renováveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A mineradora diz que “não há qualquer instrumento vinculante ou decisão tomada a respeito de quem será o potencial parceiro ou sua estrutura de capital”.

Vale lembrar que em março deste ano, a Vale celebrou um contrato para a aquisição da totalidade da participação de 45% da Cemig Geração na Aliança Energia, passando assim a deter 100% do ativo.

Já em julho, a VALE3 disse que estava procurando, dentre os principais players do mercado de energia, um potencial parceiro para a plataforma.

Vale (VALE3) é uma boa oportunidade no momento? Veja opinião de um consultor de investimentos

A Vale (VALE3) esteve no foco do mercado nos últimos dias, após enfim anunciar o sucessor de Eduardo Bartolomeu no cargo de CEO da companhia. Após a definição, os papéis tiveram forte alta, mas questões como a imprevisibilidade da China ainda pesam no ativo. Afinal, é um bom momento de investir na mineradora?

Renan Bonini, consultor na Suno Consultoria, participou da live do Suno Notícias no YouTube e compartilhou a sua visão sobre as ações da Vale. Confira:

Primeiro, vamos pensar na questão da filosofia de investimento da Suno. Aqui, a gente pratica sempre o value investing, então preço importa para absolutamente tudo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Quando uma tese como a da VALE3 ou qualquer outra for entrar em carteira, ela tem que ter um preço descontado sobre realmente o seu valor justo.

Com relação às empresas de commodities, o valuation, é feito em cima de uma estimativa de como será preço médio dessa commodity ao longo de 15, 20, 30 anos. E em cima disso você vai fazer a projeção do preço justo.

A correlação do preço da Vale é totalmente direta ao preço do minério de ferro. Agora, por exemplo, o preço da tonelada está em torno dos U$ 106, valor próximo das mínimas dos últimos três anos. E dois ou três anos atrás, o minério estava a cerca de US$ 200 a tonelada. Naquela época, a Vale estava em R$ 120 por ação.

Então, o que a gente orienta aqui muito é o como investir em empresas cíclicas. Tem um momento de acúmulo, que é justamente quando a commodity está baixa e o preço da ação, consequentemente, está bastante descontado. E tem o momento em que você, eventualmente, até realiza uma parte do lucro, que é quando ela está no final do ciclo.

A commodity está alta, o dividendo proporcional em cima da ação está maior, mas também a sua lucratividade está maior. É uma forma de preservar o lucro.

Então, em empresas de commodities como a Vale, você tem que ter um pouco mais de gestão ativa. Comprar quando está em baixa e vender um pouco mais quando a commodity está nas máximas. E aí você vai regulando o tamanho da sua posição de acordo com o momento do ciclo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno