Vale (VALE3) anuncia novo CEO da divisão de metais básicos

Nesta terça-feira (23), a Vale (VALE3) anunciou Shaun Usmar como novo CEO da Vale Base Metals, sua divisão de metais básicos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1-1.png

Em comunicado enviado à CVM, a Vale informou que Shaun Usmar assume a Vale Base Metals a partir do quarto trimestre deste ano.

O novo CEO da Vale metais básicos ficará baseado em Toronto, no Canadá. Ele é um executivo internacional de mineração com mais de 30 anos de experiência trabalhando globalmente em funções operacionais, financeiras e de liderança executiva em algumas das maiores mineradoras do mundo, diz a mineradora.

“Após um minucioso processo de busca externa, estamos muito satisfeitos que Shaun se junte a nós como CEO da VBM. Shaun tem um excelente histórico em nosso setor e estou confiante de que ele é a pessoa certa para liderar nossa empresa enquanto buscamos capturar o potencial de valor dos nossos recursos e ativos”, disse Mark Cutifani, presidente da Vale Base Metals.

Enquanto isso, segue a indefinição acerca do processo de sucessão da mineradora. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, Dario Durigan, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, tem recebido apoio para assumir a presidência da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-01.png

Segundo a publicação, Dario Durigan recebeu duas aprovações importantes: a de Rubens Ometto, dono da Cosan (CSAN3), empresa que tem 4,9% de participação na Vale, e também do Bradesco (BBDC4), outro acionista relevante da empresa.

Além disso, Durigan ainda contaria com três votos do governo no conselho da Vale: do ex presidente da Previ, Daniel Stieler; do atual, João Fukunaga; e o de André Viana, representante dos funcionários.

Contudo, diz a publicação, o braço direito de Fernando Haddad teria que integrar a lista tríplice de indicados, que será votada em setembro pelo conselho de administração. A entrada de Durigan na lista, diz Jardim, será outra batalha.

Enquanto isso, segundo o colunista, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, continua “acompanhando de perto” o processo de sucessão da Vale.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Materias-2.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno