Herança, fundos, caridade? Veja para onde vai a fortuna de Warren Buffett após sua morte
O lendário megainvestidor Warren Buffett revelou, em entrevista ao The Wall Street Journal, que, após a sua morte, quase toda a sua fortuna irá para um novo fundo de caridade supervisionado pelos filhos.
Segundo Buffett, sua filha Susie e seus filhos Howie e Peter Buffet não receberam ordens sobre o que fazer com o dinheiro. No entanto, o investidor ressaltou a importância da doação.
“O dinheiro deveria ser usado para ajudar as pessoas que não tiveram a mesma sorte que nós. Há oito bilhões de pessoas no mundo, e eu e meus filhos estamos no 100° lugar mais sortudo de 1% ou algo assim. Há muitas maneiras de ajudar as pessoas”, disse.
O oráculo de Omaha, como é chamado, já doou mais da metade de suas ações da Berkshire Hathaway, empresa sob seu controle desde 1965. Hoje, ele possui cerca de US$ 130 bilhões em ações da companhia, já contando com a última rodada de caridade divulgada na última sexta-feira (28).
O bilionário de 93 anos de idade vem, desde 2006, realizando doações para a Fundação Bill & Melinda Gates e outras quatro fundações ligadas à sua família. No entanto, ele ressaltou, em entrevista ao The Wall Street Journal, que tais doações continuarão apenas enquanto ele estiver vivo.
Buffett afirmou ainda que mudou seu testamento muitas vezes, e que chegou ao plano atual após ver a forma como seus filhos amadureceram ao longo dos anos.
Susie Buffett tem 71 anos de idade e mora em Omaha. É presidente da Fundação Sherwood, voltada para a educação infantil e a justiça social, e da Fundação Susan Thompson Buffet, batizada em homenagem à sua mãe, falecida em 2004.
Howie Buffett tem 69 anos, cultiva fazendas em Decatur, Illinois, e dirige a Fundação Howard G. Buffet, focada na segurança alimentar, mitigação de conflitos e combate ao tráfico de pessoas.
Já Peter Buffett tem 66 anos e, junto de sua esposa, Jennifer Buffet, lidera a Fundação NoVo, que possui projetos ligados às comunidades indígenas.
Com isso, Warren Buffett afirma que sente-se bem com os valores de seus filhos e que tem confiança na forma como eles conduzirão seu patrimônio.