Americanas (AMER3): Miguel Gutierrez, ex-CEO, é preso em Madrid

O ex-CEO da Americanas (AMER3), Miguel Gutierrez, foi preso na manhã desta sexta-feira (28) em Madrid, na Espanha.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Desde quinta-feira (27), Miguel Gutierrez tinha um mandado de prisão expedido pela Justiça Brasileira, uma vez que é suspeito de participar das fraudes contábeis da Americanas.

Gutierrez tem cidadania espanhola e estava no país europeu desde o ano passado. Seu nome havia sido incluído na difusão vermelha, que diz respeito à lista de foragidos internacionais da Interpol.

Relembre o desenrolar da operação

Nesta quinta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Disclosure, que tinha como objetivo esclarecer a participação de ex-diretores da Americanas (AMER3) nas fraudes contábeis de R$ 25,3 bilhões identificadas na empresa em 2022.

Foram emitidos mandados de prisão preventiva contra Miguel Gutierrez, ex-presidente da Americanas e Anna Chistina Ramos Saicali, ex-diretora. Ambos estavam no exterior.

Além disso, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão em 15 endereços no Rio de Janeiro.

A 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro determinou também a apreensão de bens e valores que somam mais de R$ 500 milhões.

As investigações contam com a colaboração da atual diretoria da Americanas e são conduzidas em conjunto com o Ministério Público Federal e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Os ex-diretores são suspeitos de praticarem fraudes contábeis relacionadas às operações de risco sacado, nas quais a empresa consegue antecipar o pagamento a fornecedores através de empréstimo junto aos bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Além disso, eles também teriam fraudado contratos de verba de propaganda cooperada (VPC), que consistem em incentivos comerciais geralmente utilizados no setor. Contudo, eram contabilizados VPCs que nunca existiram.

O ex-CEO da Americanas e a ex-executiva da empresa também foram incluídos na difusão vermelha da Interpol.

Esse sistema é utilizado para que a ordem de prisão de pessoas que estejam no exterior seja publicizada. Com isso, os países que integram a Interpol podem cumprir o mandado em caso de deslocamento dos alvos.

Desempenho das ações da Americanas (AMER3)

Confira a movimentação recente dos papéis da Americanas (AMER3):

Cotação amer3

Gráfico gerado em: 28/06/2024
5 Dias

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião