Auren (AURE3) adquire segunda maior comercializadora de energia do país
A Auren (AURE3) informou ao mercado nesta terça-feira (4) sobre a aquisição de uma das principais gestoras de energia do Brasil, a Esfera Energia.
A operação que foi conduzida com a Auren Comercializadora de Energia Ltda., controlada da Auren Energia, inclui a compra da totalidade das quotas representativas do capital social da Esfera Comercializadora de Energia Ltda. e da Esfera Energia Consultoria e Gestão de Energia Ltda. O valor da compra da Esfera não foi revelada.
Criada em 2015, a Esfera Energia possui 80 colaboradores, atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre, além de ter 142 unidades geradoras em sua carteira.
Em 2023, o faturamento da Esfera foi de R$ 324 milhões.
Auren (AURE3) vai às compras: Esfera e AES Brasil (AESB3)
Duas semanas atrás, a AURE3 concluía a compra da AES Brasil (AESB3), a segunda maior comercializadora de energia do país – que fica atrás apenas da própria Auren.
Com a aquisição da Esfera, a Auren reforça sua posição no mercado de energia, consolidando uma plataforma de comercialização robusta e completa, voltada para a gestão de energia para clientes de médio e grande portes, bem como no varejo.
A operação abre espaço para a Auren aprimorar sua expertise em garantir aos seus clientes uma experiência eficiente nas etapas de pós-venda. A Esfera Energia manterá sua independência e estrutura própria.
Esta aquisição se alinha à estratégia da Auren dos últimos anos em expandir suas operações por meio de empresas do setor, com parcerias e investimentos.
Nos últimos anos, a Auren adquiriu participações na Flora Energia Renovável, na Way2 Serviços de Tecnologia e na Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, além de ter constituído uma joint-venture com a Vivo (VIVT3) em 2023 para comercialização varejista de energia.
A conclusão da compra da Auren ainda está sujeita a aprovações regulatórias da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com expectativa de finalização no segundo semestre de 2024.
As ações da Auren nesta terça-feira (4) tiveram negociações estáveis. No ano, o papel AURE3 acumula uma queda de -8,80%, que é ainda maior no espectro dos últimos 12 meses (-12,98%).